Disciplina Curricular
Espaços e Instalações Desportivas EIDesp
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 3_Plano de Estudos
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. A formação de agentes qualificados de nível superior, com capacidade de desenvolverem processos neste domínio, particularmente ao nível da conceção, execução, animação e gestão de espaços e instalações desportivas2. Pretende-se que os estudantes dominem os fundamentos, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária, ao exercício de competências superiores no domínio da gestão das instalações. 3. Pretende-se ainda que manifestem a correspondente capacidade de intervenção na gestão dos espaços e das atividades que neles decorrem.
Programa
1 – Conceitos.2 – Tipologias: 2.1 – De Base: Recreativas; Formativas2.2 – Especializadas ou Monodisciplinares2.3 – Para Espetáculo Desportivo2.4 – Espaços Públicos, Naturais, de Lazer e Desporto3 – Gestão: Indicadores-base: Espaço; Tempo; Recursos Materiais, Humanos, Financeiros; Informação. Tipos: pública, parcial, concessionada e privada. Salvaguardas e Contratos. Complexos: Públicos, Privados, Cooperativos, Clubes, Organizações comunitárias, religiosas, etc. Programação: ações e decisões.4 – Gestão dos espaços: Vocações. Usos. Tipologias. Competição. Matriz SWOT e BCG.5 – Manutenção: Estratégias. Operações: contínua e periódica, específica. Normas: Higiene, Segurança, Funcionamento, etc. Conforto: geral, estético, acústico e auditivo, térmico, higrométrico, e quinestésico. Desconforto. Desafogo. Especificidades.6 – Económicos: Ciclo de Vida; receitas e despesas; Indicadores de uso. Contabilização desportiva de espaços naturais.7 – Gestão da Qualidade/Inovação – EFQM,CAF,TQM, CSR
Métodos de ensino e avaliação
São desenvolvidos: 1. Trabalhos sobre a realidade das Instalações Desportivas, pelo envolvimento direto dos estudantes com uma instalação desportiva particular de uma coletividade desportiva ou empresa desportiva, onde são aplicados os conhecimentos veiculados. 2. Elaboração de Projetos dirigidos à gestão de utilizações específicas. 3. Relatórios. A avaliação resulta em grande parte deste trabalho efetuado. Existe sempre a possibilidade de fazer exame nos moldes tradicionais.