Disciplina Curricular
Técnicas de Avaliação do Comportamento Motor TACM
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 3_Plano de Estudos
Peso
9.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Conhecer um conjunto de instrumentos de avaliação do comportamento motor infantil,nomeadamente: - Alberta Infant Motor Scale (AIMS) - Peabody Development Scales (PDMS) - Körperkoordinationtest für Kinder (KTK) - Test of Gross Motor Development (TGMD-2) - Bruininks-Oseretsky test of Motor Proficiency (BOT-2) 2.Conhecer instrumentos de avaliação das aquisições no meio aquático. 3.Conhecer instrumentos de avaliação da auto-percepção,mais especificamente da auto-percepção de competência. 4.Conhecer metodologias de análise de coordenação interpessoal que permitem avaliar o comportamento motor. 5.Conhecer o âmbito de aplicação e limites da electromiografia, entendendo-a como janela para os processos de controlo neuromuscular. 6.Conhecer técnicas de avaliação e análise do equilíbrio e postura. 7.Compreender aplicações à análise de padrões motores disfuncionais. 8.Compreender a especificidade,vantagens e limitações das diferentes técnicas de avaliação do comportamento motor,
Programa
Introdução:-Avaliação do comportamento motor numa perspetiva multidimensional.- Diferentes instrumentos e técnicas de avaliação.Avaliação normativa e criterial. Instrumentos de avaliação orientados para o produto e para o processo.Especificidade,vantagens e limitações das diferentes técnicas de avaliação do comportamento motor.Avaliação do Comportamento Motor Infantil - Explicação do conteúdo e protocolo de administração de de diferentes instrumentos de avaliação do comportamento motor:-Alberta Infant Motor Scale (AIMS);-Peabody Development Scales (PDMS);-Körperkoordinationtest für Kinder (KTK);-Test of Gross Motor Development (TGMD-2);-Bruininks-Oseretsky test of Motor Proficiency (BOT-2);-Instrumentos de avaliação das aquisições no meio aquático.Avaliação da auto-perceção:-Escala de auto-perceção de competência e aceitação social para crianças (EAPCASC),auto-perceção de competência,perceção de competência por outros e competência motora real em crianças.Análise do Movimento Humano
Métodos de ensino e avaliação
Trabalho escrito sobre tema