Disciplina Curricular
Análise Ergonómica de Sistemas Complexos (Opção) AESC
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 3_Plano de Estudos
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Aprofundar o domínio dos métodos e técnicas de Análise Ergonómica do Trabalho em sistemas complexos.2. Aplicar esses métodos e técnicas de análise em situações práticas.3. Aprofundar os métodos e técnicas de aplicação específica nos contextos da saúde e transportes.
Programa
1. Introdução aos sistemas complexos:Conceitos e definições2. Desenho e validação de instrumentos aplicada a métodos observacionais:Conceitos e definições;Aspetos de aplicação e validação do Strain Index.3. Métodos e técnicas para Análise do Trabalho em sistemas complexos:Painel Delphi;FRAM.4. Métodos e técnicas de análise ergonómica da carga mental no contexto dos transportes e noutros contextos:Carga de trabalho mental e sua avaliação: medidas subjetivas ou de auto-avaliação, do desempenho e fisiológicas. Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de medidas.Medidas de auto-avaliação: Escalas multidimensionais e escalas unidimensionais. Dimensões e tipos de fatores das escalas multidimensionais:- NASA-TLX (Task Load Index)- Driving Activity Load Index (DALI)- Rating Scale of Mental Effort (RSME)- Subjective Workload Assessment Technique (SWAT) e (C-SWAT) Continuous-SWAT- Bartenwerfer's Mental Activation scale- Modified Cooper-Harper scale (MCH)5. Fatores de Risco Psicossocial em Sistemas Complexos:Conceitos e definições;A versão portuguesa do Questionário Psicossocial de Copenhaga.6. Aplicações no Contexto dos Transportes:A tarefa e atividade de condução automóvel: Modelo teórico de Michon e Modelo SRK de Rasmussen.Atividade mental dos condutores de veículos: carga percetiva, carga mental e estado do condutor.Aplicação prática numa simulação de condução automóvel. Método da dupla tarefa.Reflexão sobre os critérios de definição e avaliação da carga de trabalho mental.
Métodos de ensino e avaliação
Modelo A: Avaliação contínua, consiste em duas frequências baseadas na análise de casos e resolução de problemas,reflectindo os conhecimentos teóricos e a sua aplicação prática.Modelo B: Exame final integrando as componentes teórica e prática da disciplina.Em qualquer destes modelos, o peso de cada uma das componentes na determinação da nota final é o seguinte:Componente teórica - 50%; Componente prática - 50%