Disciplina Curricular
Desporto, Ambiente e Turismo DAT
Mestrado Bolonha em Exercício e Saúde - 3_Plano de Estudos
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender as oportunidades advindas do entrosamento do Desporto e do Turismo, desde logo propulsionadas pelo Plano Estratégico Nacional de Turismo. 2. Compreender os conceitos fundamentais associados à interseção do Desporto, Ambiente e Turismo. 3. Conhecer as principais linhas de desenvolvimento sustentável para os Jogos Olímpicos (e outros grandes eventos desportivos) preconizadas pelo Comité Olímpico Internacional (Agenda 21 do Movimento Olímpico); 4. Conhecer o impacte do desporto no ambiente e do ambiente no desporto; 5. Promover jogos verdes e destinos turísticos onde a prática desportiva é concebida nos termos da proteção do ambiente e dos seus recursos naturais; 6. Conhecer e saber aplicar modelos que, no âmbito do planeamento estratégico dos eventos desportivos, se constituem como processos de alavancagem dos potenciais benefícios obtidos aos níveis económico, social e ambiental para as comunidades acolhedoras desses eventos.
Programa
1.Turismo:enquadramento histórico da viagem;turismo e turista classificações e tipologia do turismo. 2.Desporto e Turismo: introdução ao enquadramento conceptual; fundamentos do desenvolvimento do turismo desportivo; consolidação da interseção do desporto e do turismo; quadro conceptual do turismo desportivo. 3.Desporto, Ambiente e Turismo: desenvolvimento sustentável; impactes do desporto sobre o ambiente e do ambiente sobre o desporto; linhas ambientais dos Jogos Olímpicos e grandes eventos desportivos; turismo de natureza (programa nacional, mercados e agregados estatísticos). 4.Organização de Eventos e Contributo para a Atratividade Turística: visão estratégica do turismo nacional; núcleos de atração turística (conceito e tipologia); organização de eventos (tipologia, benefícios, conceção e operacionalização); propostas de organização de eventos desportivos. 5. Alavancagem Estratégica dos Eventos Desportivos:modelo de alavancagem económica e modelo de alavancagem social.
Métodos de ensino e avaliação
A abordagem à unidade curricular de Desporto, Ambiente e Turismo é feita por metodologias de ensino mistas. Por um lado, metodologias de ensino ativas, onde são observados processos de estimulação da criatividade, com vista à instigação de produção de ideias e de originalidade junto dos discentes. Por outro lado, são utilizadas metodologias de ensino de natureza expositora. Assim, três quartos da totalidade das aulas são consignados à transmissão dos conteúdos programáticos referentes aos conceitos, metodologias e modelos teóricos. No tempo restante, os discentes são solicitados à discussão de temas por si eleitos com vista à realização de um projeto de investigação individual, cuja elaboração e defesa corresponde ao modo de avaliação contínua, tendo como principal finalidade permitir que os discentes evidenciem competências que se relacionam com o âmbito da unidade curricular em referência. Em alternativa, existe ainda a possibilidade de avaliação terminal (prova oral e escrita).