Disciplina Curricular
Desporto e Era Digital DER
Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 208_Plano FMH/ISEG
Contextos
Grupo: 208_Plano FMH/ISEG > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Avaliar a diferença de significado do desporto, nos diferentes contextos socio-históricos, políticos e económicos da sua realização. 2. Analisar criticamente a revolução digital em que vivemos, decorrente da fusão dos mundos físico, digital e biológico, quer nas suas possibilidades libertadoras quer nas suas formas predatórias. 3. Problematizar a especificidade de cada modalidade desportiva, quer ao nível da cultura do corpo, quer enquanto fenómeno mediático ligado à indústria do espetáculo. 4. Sobre o corpo, questionar a crescente necessidade de medir tudo, o “eu quantificado”, bem como a aliança moderna entre ciência e tecnologia na vida humana. 5. Compreender, no contexto da globalização, o valor do desporto enquanto promotor do entendimento cultural, inclusão social e coesão territorial.
Programa
1. O significado do Desporto a. Patrimónios e identidades b. Jogos Olímpicos: tradição e inovação 2. Era Digital a. Corpo e Tecnologia b. Desporto e Esports 3. Desporto e Mobilidades a. Cidades, Lazer e Desporto b. Turismo, Viagem e Território 4. Desporto e Globalização a. Geografias do Desporto b. Do Glocal ao Globotics
Métodos de ensino e avaliação
As sessões são organizadas em quatro temáticas distintas, mas complementares entre si, tal como é enunciado no programa. Cada temática tem sessões de carácter Teórico – de sistematização de conteúdos por parte da docente. Estas sessões são complementadas por sessões Teórico-Práticas – centradas no trabalho de pesquisa realizado pelos estudantes. Nas sessões Teórico-Práticas: cada grupo de estudantes realiza a Apresentação de um dos temas e a Arguência de um outro tema. Para a Apresentação é selecionada uma das temáticas propostas que irá problematizar, discutir e analisar criticamente. Para a Arguência, o grupo seleciona um outro tema e, nessa sessão, com base na análise das fontes elabora questões, aponta contradições e regista paradoxos. O trabalho final é individual, ou um texto tipo artigo (de 10-15 páginas) ou um póster de formato A0. Fórmula final de avaliação: Classificação Final = Apresentação (35%) + Arguência (15%) + Trabalho Final (50%)