Disciplina Curricular
Finanças no Desporto FD
Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 208_Plano FMH/ISEG
Contextos
Grupo: 208_Plano FMH/ISEG > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos passem a dominar os conceitos, metodologias e técnicas de Financas que lhes permita tomarem decisões relativas à utilização de recursos escassos nas organizações de forma objectiva e fundamentada. Os objetivos da unidade curricular podem assim ser resumidos da seguinte forma: - Integrar as componentes das teorias da gestão financeira e da decisão que são relevantes para a análise de projectos de investimento e de decisões de financiamento; - Discutir os métodos usados na análise de investimentos não financeiros e a sua dependência de informação imperfeita; - Aplicar a teoria a situações e casos específicos.
Programa
1. Introdução / Conceitos Básicos (conflito consumo vs investimento, custo de oportunidade, instrumentos fundamentais de cálculo financeiro – juros compostos, taxas reais e nominais, rendas) 2. Metodologia da Análise de Projectos (ciclo do projecto, estudos de viabilidade, ópticas de análise – económica, financeira, ambiental e social, cash flows relevantes, distinção entre lucro e cash flow, óptica do projecto e óptica do accionista, medição de impacto) 3. Critérios de Avaliação (determinação de cash flows, custo do capital, PRI, VAL, TIR, rácio B/C, projectos com vidas úteis diferentes/ VAE, racionamento de meios financeiros) 4. Avaliação em Condições não Determinísticas (incerteza e risco, análise de sensibilidade, análise a preços correntes e a preços constantes, abordagem do E(VAL)) 5. A relação entre o investimento e o financiamento
Métodos de ensino e avaliação
O ensino é predominantemente teórico-prático, confrontando a apresentação de conceitos e metodologias com a sua aplicação (assim como com exemplos empresariais). A avaliação da disciplina é feita através da realização de um exame individual escrito e da elaboração de um trabalho de grupo onde os alunos aplicam de forma integrada os conceitos leccionados. Este trabalho (dossier de projecto) é apresentado em aula e discutido por todos.