Disciplina Curricular

Marketing do Desporto MD

Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 208_Plano FMH/ISEG

Contextos

Grupo: 208_Plano FMH/ISEG > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

• Analisar o papel do marketing no contexto da empresa e da sociedade. • Proporcionar uma visão sobre a gestão de marketing no contexto organizacional e o enquadramento nos ambientes em que essas entidades se inserem e dos quais fazem parte, nomeadamente no setor do Desporto. • Desenvolver capacidades para examinar como a empresa organiza, implementa e controla o esforço de marketing. • Proporcionar um conhecimento aprofundado da gestão de cada elemento do marketing-mix – produto, preço, comunicação e distribuição. • Desenvolver um Plano de Marketing tendo por objeto de estudo uma empresa/organização que esteja inserida no setor do Desporto. • Demonstrar competência na abordagem de uma variedade de problemas de marketing desportivo a partir de uma abordagem estruturada e disciplinada.

Programa

• Importância e Âmbito do Marketing no Setor do Desporto • Informação de Marketing: Análise Externa e Análise Interna • Plano de Marketing e Gestão do Marketing-Mix • Política de Produto / Serviços /Marca • Política de Preço • Política de Distribuição • Política de Comunicação • Marketing Operacional em Ação – Plano de Marketing

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teórico-práticas com conceitos aliados a exemplos práticos, com discussão de Case Studies/ Artigos Científicos. Realização de trabalho de projeto consistente no desenvolvimento de um Plano de Marketing. Exame escrito: 50% Projeto de Grupo (Plano de Marketing): 40% Análise de artigo científico: 10%

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre