Disciplina Curricular
Inovação em Desporto ID
Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 208_Plano FMH/ISEG
Contextos
Grupo: 208_Plano FMH/ISEG > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os principais objetivos de aprendizagem são os seguintes: (i) Fornecer uma visão ampla sobre a natureza, as fontes, as oportunidades e o impacto da inovação e compreender os principais conceitos, modelos e práticas associadas à gestão da inovação; (ii) Estudar a organização de projetos de desenvolvimento de novos produtos, serviços e/ou processos, incluindo a integração da inovação de produto e processos (iii) Conhecer e praticar diferentes ferramentas associadas ao Design Thinking e à inovação conduzida por design; (iv) Conhecer e praticar ferramentas de design thinking aplicadas à inovação no modelo de negócio; (v) Compreender as transformações socioeconómicas atuais e o papel da inovação social (vi) Conhecer as particularidades associadas à Inovação responsável e à inovação que contribui para sustentabilidade, incluindo problemas éticos associados à gestão da tecnologia e da inovação
Programa
O programa da disciplina inclui 8 eixos, como se indica abaixo: 1. Conceitos, modelos e práticas associadas à gestão da inovação; 2. Ciclos de tecnologia e de inovação: estratégia e padrões de mudança; 3. Desenvolvimento de produtos e processos – segundo o modelo linear NPD; 4. Inovação conduzida por design thinking; 5. Inovação no modelo de negócio; 6. Inovação Social; 7. Inovação responsável e sustentabilidade: principais questões éticas.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas são de natureza teórica-prática, mas com uma forte componente de sessões de trabalho com base em práticas libertadoras e participativas em sala de aula. Muitas das sessões são organizadas e formato workshop recorrendo a processos fishbowl, world-café, perguntas generativas etc. Para ilustrar e debater os conceitos e práticas serão usados casos de estudo, disponibilizados por pequenos vídeos em sala de aula. Os alunos deverão em cada sessão estar preparados para dar resposta e debater questões concretas suscitadas pelos casos estudados. Não existindo um livro único que possam cobrir todas as matérias do curso, são identificados diferentes livros e/ou artigos associados ás diferentes sessões do curso. A aprendizagem e o trabalho de grupo são estimulados através do trabalho prático em sala. Em diferentes grupos os alunos farão também um trabalho final sobre um qualquer dos 7 tópicos da disciplina com base em pesquisa e informação secundária, se possível complementada por visita e entrevista a organizações relevantes. Exame escrito: 50% Projeto de Grupo: 30% Participação nas aulas : 20%