Disciplina Curricular
Gestão Internacional do Desporto GID
Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 208_Plano FMH/ISEG
Contextos
Grupo: 208_Plano FMH/ISEG > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Desenvolver a compreensão sobre como trabalhar com pessoas de diferentes antecedentes culturais; 2. Aprender a gerir organizações, processos e pessoas noutros países; 3. Aprender a gerir uma empresa multinacional num ambiente tecnológico; 4. Desenvolver a sensibilidade para como incorporar princípios éticos, valores pessoais e organizacionais e práticas socialmente responsáveis na gestão global; 5. Compreender a importância da gestão internacional no âmbito do setor do desporto.
Programa
1. Análise do Ambiente: Político, Económico, Legal e Tecnológico 2. Gestão da Interdependência: Responsabilidade Social, Ética e Sustentabilidade 3. Compreensão do Papel da Cultura 4. Comunicação Intercultural 5. Negociação e Tomada de Decisão Intercultural 6. Formulação da Estratégia 7. Implementação da Estratégia 8. Estrutura Organizacional e Sistemas de Controlo 9. Gestão Internacional do Desporto
Métodos de ensino e avaliação
A unidade curricular será baseada em aulas teórico-práticas em que, em paralelo com a apresentação dos conceitos se promoverá a identificação e discussão regular de exemplos do setor do desporto. Os alunos, para além do manual da unidade curricular, poderão basear o acompanhamento das aulas e o estudo nos slides disponibilizados pelo docente. Ao longo do semestre os alunos serão convidados a participar nas discussões, conjuntamente com a presença nas aulas. Esta componente terá uma ponderação de 10% na classificação final. Para além da componente individual, com o propósito de estudarem e aplicarem o conhecimento a organizações do desporto, para além de fomentarem competências de trabalho em grupo e de análise, os alunos deverão em grupo proceder à análise de um artigo científico e elaborar um relatório sobre a experiência de internacionalização de uma empresa do setor do desporto. Os alunos deverão proceder à apresentação dos dois trabalhos realizados em grupo como forma de complementar a avaliação e desenvolver competências de comunicação oral. Esta componente terá uma ponderação de 40% na classificação final. Por fim, será realizado um exame com uma ponderação de 50% na classificação final.