Disciplina Curricular
Gestão de Espaço, Instalações e Equipamentos de Desporto GEIED
Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 208_Plano FMH/ISEG
Contextos
Grupo: 208_Plano FMH/ISEG > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. A formação de agentes qualificados de nível superior, com capacidade de desenvolverem processos neste domínio, particularmente ao nível da conceção, execução e gestão de espaços instalações e equipamentos de desporto. 2. Pretende-se que os estudantes dominem os fundamentos, os conhecimentos teóricos e teórico-práticos, os principais instrumentos de análise e de intervenção, os processos, as técnicas e a normativa necessária, ao exercício de competências superiores no domínio da gestão de espaços, instalações e equipamentos de desporto. 3. Pretende-se ainda que manifestem a correspondente capacidade de intervenção na gestão dos espaços, dos recursos e das atividades que neles decorrem.
Programa
– Conceitos, tipologias e funcionalidades. – Legalidades. – Processos de gestão: indicadores-base: espaço; tempo; recursos materiais, humanos e financeiros; informação. Tipos: pública, parcial, concessionada e privada cooperativa. Públicos, Privados, Cooperativos, Clubes, SAD’s, SDUQ’s, Organizações comunitárias, religiosas, etc. Salvaguardas e Contratos. - Gestão dos espaços: Vocações. Usos. Tipologias. Competição. Matrizes SWOT e BCG. - Programação: ações, programas e projetos. Processo de decisão. Gestão de tarefas. – Gestão da Manutenção e Logísticas desportivas: Estratégias contínua e periódica, específica. Normas: Higiene, Segurança, prevenção, acautelamento e socorro: procedimentos, etc. Conforto e Desconforto. Desafogo. – Económicos: Ciclo de Vida. Gestão de fluxos. Contabilização desportiva de espaços naturais. – Gestão da Qualidade/Inovação nas Instalações e Espaços Desportivos – Conceito, Tipos, Normas, , Matrizes de decisão e Casos. EFQM, CAF, TQM, CSR. Incorporação tecnológica.
Métodos de ensino e avaliação
São desenvolvidos: 1. Trabalhos sobre a realidade das Instalações Desportivas, pelo envolvimento direto dos estudantes com uma instalação desportiva particular de uma coletividade desportiva ou empresa desportiva, onde são aplicados os conhecimentos veiculados. 2. Elaboração de Projetos dirigidos à gestão de utilizações específicas. 3. Relatórios. A avaliação resulta em grande parte deste trabalho efetuado. Existe sempre a possibilidade de fazer exame nos moldes tradicionais.