Disciplina Curricular

Seminários de Investigação em Gestão do Desporto SI GD

Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 208_Plano FMH/ISEG

Contextos

Grupo: 208_Plano FMH/ISEG > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Adquirir competências para a pesquisa otimizada nas bases de dados de literatura científica. - Conhecer os diferentes tipos de revisões sistemáticas da literatura em gestão do desporto. - Compreender o processo de elaboração de uma revisão sistemática da literatura em gestão do desporto. - Compreender o processo de elaboração de uma investigação-ação em gestão do desporto. - Compreender a adequabilidade do estudo de caso à abordagem da investigação-ação em gestão do desporto. - Compreender a combinação de métodos integrados no desenho da investigação-ação em gestão do desporto. - Estimular a curiosidade científica, o trabalho em equipa, bem como a inovação e a criatividade.

Programa

1. Recolha de literatura científica nas bases de dados online. 1.1. Definição da problemática da investigação em gestão do desporto e seleção das bases de dados. 1.2. Critérios de exclusão e inclusão. 1.3. Equação de pesquisa. 1.4. Exportação dos registos da literatura com apoio do software EndNote. 2. Revisão sistemática da literatura. 2.1. Tipos de revisões sistemáticas da literatura. 2.2. PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). 2.2.1. Âmbito e objetivos. 2.2.2. Fluxograma. 2.2.3. Lista de verificação dos tópicos/secções do projeto de investigação. 2.3. Análise de conteúdo: categorização dedutiva e indutiva, com apoio do software NVivo / MAXQDA. 3. Investigação-ação e estudo de caso em gestão do desporto. 3.1. Investigação-ação: âmbito, objetivos e desenho da investigação. 3.2. Transmissão de conhecimento e recolha de dados (focus group). 3.3. Estudo de caso: âmbito, objetivo, desenho da investigação, combinação de métodos (recolha e análise) e triangulação.

Métodos de ensino e avaliação

A abordagem é feita por metodologias de ensino mistas. Através de metodologias de ensino ativas, são observados processos de estimulação da curiosidade e rigor científicos, o trabalho em equipa, com vista à produção de um projeto de investigação sobre um tema atual de gestão do desporto. Por outro lado, são utilizadas metodologias de ensino de natureza expositora. Assim, metade da totalidade das aulas é consignada à transmissão dos conteúdos referentes às metodologias e modelos teóricos, com a inclusão de seminários com convidados que desenvolveram investigação em gestão do desporto nos tópicos abordados. Nas restantes aulas, os discentes são solicitados à aplicação prática dos conteúdos programáticos, com vista à realização de um trabalho, cujo documento escrito (50%) e discussão oral (50%) corresponde à avaliação contínua, tendo como principal finalidade a produção de um projeto de investigação em gestão do desporto, o estado da arte sob a forma de revisão sistemática da literatura.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre