Disciplina Curricular
Cultura, Corpo e Desporto CCD
Mestrado Bolonha em Gestão do Desporto - 207_Plano 2015/2016
Contextos
Grupo: 207_Plano 2015/2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o aluno do mestrado de gestão adquira uma cultura sólida das grandes ideias contemporâneas sobre o corpo em movimento.Pretende-se ainda que aluno adquira o conhecimento das correntes filosóficas que interpretaram o corpo em ação ao longo de vários séculos.Realização de trabalhos, específicos de cada curso, centrados nos autores ou temas tratados. Relevância da importância do processo de pensamento em detrimento da memorização do já pensado por vários autores.Procura da construção de um acompanhamento bibliográfico individualizado. O conceito base da disciplina é o de uma construção individual de um percurso de trabalhos.Pretende-se dotar os alunos de uma capacidade de entendimento do corpo, dos seus limites, da sua integração social, das grandes questões filosóficas que o cercam, de modo a que o aluno possa ver o seu objeto de estudo – o corpo na gestão – não de uma forma analítica, mas de uma forma expansiva, atenta às ligações a outras áreas disciplinares.
Programa
1 – Métodos do pensamento contemporâneo2 – O Corpo e o Mundo2.1. – Os outros 2.1.1 – Corpo e Legislação 2.1.2 – Corpo e Normalização 2.2 – As circunstâncias 2.2.1 – Movimento e progresso 2.2.2 – Movimento e verdade 2.2.3 – Movimento e cidade2.3 – O Discurso e a ação3 – Corpo e Identidade3.1 – O corpo próprio. Cérebro e motricidade.3.2 – Novas tecnologias. Orgânico e inorgânico. Cultura e Natureza. Carne e metal.3.3 – Poder e Estado. 3.4 – Crise da Identidade. O corpo ‘normal’ e o corpo ‘diferente’.3.5 – Utopias do corpo.
Métodos de ensino e avaliação
O processo avaliativo será contínuo. Cada grupo de alunos apresentará dois trabalhos oralmente e entregará a parte escrita referente ao trabalho apresentado. Cada um dos trabalhos vale 50%. Todas as outras pequenas tarefas feitas nas aulas e entregues por cada aluno ou grupo podem ser considerados na avaliação, no caso de dúvida entre duas notas.