Disciplina Curricular
Metodologia da Investigação Cientifica MICient
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017
Contextos
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer as características do conhecimento científico. Conhecer os Modelos de Investigação e os procedimentos éticos. Ser capaz de elaborar um Projeto de investigação no quadro de referência da Reabilitação Psicomotora.
Programa
1-Ciência e Reabilitação Humana. Ética da Investigação Raciocínio Indutivo e Dedutivo. Causalidade Investigação científica (IC) do desenvolvimento humano e social; Teorias e Modelos quantitativos e qualitativos Produção do conhecimento científico: Factos; Fenómenos, Dados Objetivos da IC: Descrição; Comparação; Correlação; Explicação da causalidade e Predição; Critérios de Refutabilidade Modelos de IC: Quantitativo-Experimental; Quantitativo-Correlacional; Qualitativa 2–As questões de IC. Problema, Hipóteses, Variáveis 3-Planos de IC. Validade interna e externa. Planos de observação. Estudos de campo Método Descritivo. Estudo de caso único e pequenos grupos População e amostragem. Conceitos de população, amostra, sujeito; Processos e tipos de amostras: Aleatórias e estratificadas; Representatividade e significância. Critérios de homogeneidade. Princípios éticos Método correlacional. Método Experimental e quasi-experimental. Âmbito e limites da IC em ciências humanas
Métodos de ensino e avaliação
Apresentações com recurso a imagem, filme, debate, convidados externos, recensões, trabalho cooperativo, exposições individuais e em grupo. Avaliação contínua é e completa-se com apresentação oral individual do Projecto.