Disciplina Curricular

Avaliação e Intervenção no Apoio à Vida Independente AIAPD

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Contextos

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC apresenta como principais objetivos: - Dominar/aplicar diferentes metodologias, técnicas e instrumentos de Avaliação explicitando os pressupostos teóricos que lhe estão subjacentes na área da adaptação ao contexto ecológico (comportamento adaptativo, intensidade de apoios, qualidade de vida...) - Saber construir e aplicar metodologias de recolha, análise e interpretação da informação (testes, questionários, entrevistas e grelhas de observação) - Saber elaborar relatórios de avaliação e planos de intervenção - Conhecer e aplicar as estratégias específicas a populações especiais - Dominar o conceito de qualidade de vida como princípio regente de toda a intervenção - Conhecer os princípios que regem a intervenção com populações com necessidades específicas

Programa

1. A Recolha de Dados/Avaliação: A Avaliação formal: protocolos de Instrumentos de avaliação (aplicação, administração e cotação). Comportamento Adaptativo, dos Apoios, da Qualidade de Vida. Estudos epidemiológicos. Características metrológicas dos resultados; Generalização, explicação e predição. Relatório de Avaliação. Síntese, análise e interpretação dos resultados. Elaboração do plano habilitativo/intervenção. 2. Funcionalidade e Incapacidade. Definição e classificação. CIF e CIF-CJ. Fatores Contextuais. Funções e Estruturas do Corpo. Atividades e Participação. 3. Intervenção: apoios e modelos de intervenção psicomotora com diferentes tipos de dificuldades (def. motora, sensorial, dificuldade intelectual). A intervenção na Gerontopsicomotricidade. Estratégias e princípios. Técnicas e terapias psicomotoras 4 Qualidade de Vida (participação, papéis sociais e interações no contexto). Auto-representação. Auto-determinação.

Métodos de ensino e avaliação

A disciplina organiza-se em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas teóricas é utilizado o método expositivo e interativo (ppt) para a sistematização lógica dos conteúdos, com discussão final. O modelo de formação implica a participação ativa dos alunos, numa metodologia de aprendizagem cooperativa onde o aluno em grupo, realiza vários trabalhos de resolução de “problema”, com base nos conteúdos teóricos, desenvolvendo a construção do raciocínio e pensamento crítico. A avaliação pode ser realizada ou por (1) avaliação contínua ou (2) exame final (teste escrito e prova oral - quando o aluno obtém nota inferior a 10 valores). Em avaliação contínua o aluno tem de realizar um teste sobre a matéria lecionada (nota mínima de 7.5 e que conta 50% da nota final) e cada grupo de trabalho tem de realizar por escrito uma monografia relativa a um tema de avaliação do curso teórico-prático (50%), com a aplicação de escalas de avaliação a um estudo de caso. As datas são marcadas no inicio do semestre

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre