Disciplina Curricular

Corpo, Cultura e Pensamento Contemporâneo CCPCon

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Contextos

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta disciplina pretende-se que o aluno adquira uma cultura sólida acerca das grandes ideias contemporâneas sobre o corpo em movimento. Pretende-se ainda que aluno adquira o conhecimento das correntes filosóficas que interpretaram o corpo ao longo de vários séculos. Visa-se ainda o estudo dos principais autores e dos principais temas com raiz filosófica tendo por objeto o corpo e os seus limites físicos e mentais. Procura-se a realização de trabalhos, tanto quanto possível, individualizados e específicos a cada curso, centrados nos autores ou temas tratados. Procura-se um acompanhamento bibliográfico individualizado. Alerta-se para a relevância do processo de pensamento em detrimento da memorização do já pensado por vários autores. O conceito base da disciplina, em suma, é o de uma construção individual de um percurso de trabalhos a partir de um conjunto de estímulos compostos por diversos textos, de diferentes autores.

Programa

Métodos do pensamento contemporâneo Síntese de alguns processos de pensamento; metodologias de pensamento: O Corpo e o Mundo Procura entender-se o corpo na sua inserção no mundo, a partir da definição de alguns tópicos essenciais: - Os outros - Corpo e Legislação - Corpo e Normalização - leis e limitações do corpo - leis e trabalho - a violência civilizada (segundo Foucault): trabalho, prisões, sanatórios, o normal e o não-normal - normalização da medicina, da guerra, do ensino e do corpo. O corpo como o referencial da Identidade. Alguns tópicos: - O corpo próprio. Cérebro e motricidade. - Novas tecnologias. Orgânico e inorgânico. Cultura e Natureza. Carne e metal. - Poder e Estado. - Legibilidade e visibilidade. - Crise da Identidade. O corpo ‘normal’ e o corpo ‘diferente’. - Utopias do corpo.

Métodos de ensino e avaliação

Nesta cadeira, o processo avaliativo é contínuo. O aluno entrega um pequeno trabalho, todas as semanas, de análise de um conjunto de textos relacionados com o tema programático semanal; textos, estes, que são entregues ao longo do desenrolar do semestre. O total dos trabalhos de análise entregues por cada aluno constitui o material a avaliar. Relações com o exterior Desenvolve-se a visita a exposições e conferências, fora da FMH, ligação e extensão à cadeira (com presença facultativa dos estudantes) e com a presença, como guia, do docente. Bibliografia geral de apoio (é fornecida uma base bibliográfica alargada, a partir da qual se indica, de acordo com os trabalhos individuais, as obras a privilegiar)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre