Disciplina Curricular
Formação Profissional e Organização do Trabalho FPOT
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017
Contextos
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A. -Conhecer as Teorias do Desenvolvimento Profissional - Conhecer os princípios e metodologias da Educação para o Empreendorismo B. - Integrar conhecimentos relativos à Organização do Trabalho numa perspectiva de optimização das interações homem sistema, caracterizando o quadro organizacional em que se desenvolve a atividade humana, bem como os fatores de penosidade associados. C. - Conhecer os principais modelos de formação e enquadramento profissional da Reabilitação Psicomotora, a nível nacional e internacional. - Conhecer os suportes conceptuais e metodológicas da Gestão do stress em meio laboral, - Conhecer as metodologias e instrumentos de avaliação do stress ocupacional - Conhecer programas de gestão do stress ocupacional incluindo a participação de componentes de intervenção por mediação corporal
Programa
MÓDULO A- TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 1. O conceito de empreendedorismo 2. Inovação e empreendedorismo 3. Tipos de empreendedorismo 4. A relevância do empreendedorismo para a sociedade 5. Atividade empreendedora em Portugal 6. Fatores que influenciam o empreendedorismo 7. A educação para o empreendedorismo a nível nacional e internacional MÓDULO B - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO 1. Introdução e conceitos básicos da organização do trabalho 2. Modelos de organização do trabalho e fatores de penosidade associados 3. Organização temporal do trabalho 4. Organização coletiva do trabalho 5. Fatores de risco para o stresse relacionado com o trabalho MÓDULO C: MODELOS DE FORMAÇÃO E ENQUADRAMENTO PROFISSIONAL DA RPM (NÍVEL NACIONAL/INTERNACIONA)-O STRESSE EM MEIO LABORAL 1.A Psicomotricidade em Portugal, na Europa e no Mundo (Modelos formativos e Realidades Associativas Profissionais 2. Gestão do Stress em meios Ocupacionais. Fatores indutores, impacto. Programas de gestão de stress.
Métodos de ensino e avaliação
Será privilegiada a pesquisa autónoma e organização supervisionada da informação recolhida, e promovida a discussão em dinâmica de grupo e de turma, dos temas abordados, os quais serão objecto de apresentação e discussão nas aulas e finalizados em trabalho escrito. Avaliação contínua Os alunos que optarem pelo modelo de avaliação contínua terão que cumprir os seguintes requisitos: Realização de um trabalho prático individual ou em grupo, em cada um dos módulos (orientado no decurso das aulas teórico práticas); Os trabalhos dos módulos A e B têm uma ponderação de 30% cada para a média final, correspondendo os restantes 40% à classificação obtida no módulo C Exame final Inclui prova escrita e oral