Disciplina Curricular
Neuropsicologia NPsi
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017
Contextos
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo da unidade curricular de neuropsicologia é que os estudantes desenvolvam conhecimentos que lhes permitam compreender a relação entre o cérebro e o comportamento, ou seja, como é que a atividade do cérebro é expressa em comportamentos observáveis. Neste sentido devem desenvolver aptidões e competências de análise de quais os mecanismos responsáveis pelas funções mentais, tais como por exemplo a percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, e quais os efeitos na alteração (e.g. lesões) do cérebro (Sistema nervoso Central - SNC) sobre o comportamento humano.
Programa
Definições e áreas de estudo da neuropsicologia Breve história da neuropsicologia Bases de neuroanatomia Métodos em neuropsicologia Lateralização Perturbações da perceção Perturbações do movimento Perturbações da memória Disfunções executivas Perturbações da linguagem Investigação em neuropsicologia e reabilitação Prática de reabilitação com neuropsicologia
Métodos de ensino e avaliação
Esta UC é lecionada através de um método expositivo de conceitos mais teóricos relacionados com o programa, e com a realização de trabalhos de grupo, apresentados e discutidos durante as aulas. Estes trabalhos contêm uma componente mais teórica de ligação entre as alterações a nível cerebral e disfunções comportamentais, bem como a apresentação de um caso clínico profundamente discutido e analisado nas aulas. Neste caso clínico, os alunos poderão integrar conhecimentos adquiridos em outras UC’s respeitantes às formas de reabilitação disponíveis para os mesmos. A avaliação continua tem a componente dos trabalhos de grupo (75%) e de um teste (25%). A avaliação não contínua consiste na realização de um trabalho individual (50%) e de um exame escrito (50%).