Disciplina Curricular

Programas de Intervenção Precoce PIP

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Contextos

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhece os fundamentos neurocientíficos, os modelos de serviços em Intervenção Precoce e as práticas recomendadas no âmbito da intervenção junto famílias 2. Conhece o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância e outros modelos de serviços de Intervenção Precoce a nível internacional 3. Conhece o conceito de parentalidade positiva e aplica-o na conceção de programas de intervenção parental, no âmbito da Intervenção Precoce 4. Conhece diferentes tipos de metodologias destinadas a grupos-alvo específicos (ex. NIDCAP;DIR;TEEACH;CANGURU;RBI, entre outros) 5. Desenha Planos Individualizados de Intervenção Precoce (PIIP) 6. Domina competências no âmbito do trabalho em equipas transdisciplinares; 7. Conhece as atuais linhas de investigação em Intervenção Precoce. 8. Conhece alguns instrumentos de identificação precoce e avaliação do desenvolvimento de crianças dos 0-5 anos de idade

Programa

1. As neurociências e o desenvolvimento precoce–contributos da investigação recente 2. Modelo dos sistemas em desenvolvimento de Guralnick (2005) para os diferentes grupos alvo da Intervenção Precoce 3. Políticas e sistemas em Intervenção precoce: nível nacional e internacional 4. Modelos de Prevenção e Intervenção Precoce centrados na parentalidade 4.1–Parentalidade positiva: Conceito e práticas 4.2–Programas de promoção da parentalidade positiva a nível nacional e internacional 5. Intervenção Precoce destinada a recém-nascidos de risco 5.1-A Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, a Massagem o Método Canguru e a Transição para casa 6. Programas de Intervenção Precoce: modelos estruturados para diferentes populações alvo: Programa Teach; Programa FloorTime; Programa DIR 7. Intervenção em contextos naturais na IP: Intervenção Baseada em Atividades (ABI); Intervenção baseada Rotinas (RBI) 8. Métodos e instrumentos de avaliação em IP 9. Conceção e implementação de PIIPs

Métodos de ensino e avaliação

Os alunos podem escolher entre as duas modalidades: avaliação continua ou final 1. Avaliação continua a) Realização de um trabalho de grupo (50%) orientado no decurso das aulas e realizar a respetiva apresentação oral (15%). Entrega de versão escrita em formato de artigo (12-15 pg), normas da APA (35%). b) Realização de uma frequência (50%), relativa à matéria lecionada nas aulas teóricas e teórico-práticas, nas qual os alunos não podem obter classificação inferior a 10 valores. Caso tal aconteça os alunos serão remetidos para exame final. 2- Exame final, o aluno terá que obter, no mínimo, 7,5 valores para ter acesso à prova oral. A nota final é a média arit ética entre as notas obtidas nas provas escrita e oral.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre