Disciplina Curricular
Temas Aprofundados em Desenvolvimento Humano TADH
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017
Contextos
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante: - Conheça as componentes estruturais das principais perspetivas sobre o desenvolvimento humano - Conheça de forma aprofundada e crítica as principais teorias do desenvolvimento humano - Conheça e apresente capacidade crítica face a temas de destaque na área do desenvolvimento humano, e estabeleça a sua interligação com a reabilitação psicomotora
Programa
Temas e perspetivas sobre o desenvolvimento humano: 1. Perspetivas e teorias do desenvolvimento humano: - Componentes estruturais das principais perspetivas sobre o desenvolvimento humano: assunções, fenómenos a explicar, métodos de estudo, princípios e mecanismos de mudança - Principais teorias do desenvolvimento humano (conceitos e mecanismos chave, padrões de mudança e continuidade, pontos fortes / pontos fracos, novas direções) 2. Temas de destaque: - Diversidade nos processos desenvolvimentais: Multifinalidade e equifinalidade Temas e perspetivas sobre o desenvolvimento humano:
Métodos de ensino e avaliação
Exposição dos conteúdos teóricos nas aulas teóricas Discussão dos conteúdos teóricos nas aulas teórico-práticas através da apresentação de trabalhos realizados pelos alunos no âmbito dos temas em destaque Acompanhamento e monitorização do desenvolvimento dos trabalhos a apresentar no âmbito da disciplina Avaliação: Trabalho de grupo no âmbito do conteúdos, envolvendo pesquisa bibliográfica e recolha e análise de dados, com apresentação oral e escrita (50%) Trabalho individual de análise e reflexão de um dos temas em destaque (50%) Os trabalhos são avaliados pelos pares (outros grupos de trabalho), bem como pelo grupo/estudante responsável pela elaboração/apresentação. Na discussão de cada um dos trabalhos existe um grupo/estudante responsável pela discussão do trabalho, sendo este também alvo de avaliação.