Disciplina Curricular
Temas Aprofundados em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem TAPDA
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017
Contextos
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Nesta UC pretende-se que os estudantes: 1) Conheçam de forma aprofundada os diferentes modelos teóricos que explicam diferentes Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 2) Conheçam as atuais perspetivas etiológicas para as mesmas perturbações e os estudos de investigação que as suportam. Esta é uma Unidade Curricular de aprofundamento teórico, de reflexão e discussão, no final da qual os estudantes deverão ser capazes de: 3) Saber relacionar a visão descritiva das Perturbações do Desenvolvimento abordada em 1º ciclo com as explicações e modelos teóricos abordados nesta UC; 4) Explicar etiologicamente o desenvolvimento de diferentes Perturbações do Desenvolvimento; 5) Conhecer a semiologia mais comum das Perturbações do Desenvolvimento e explicar o seu desenvolvimento típico e atípico na relação direta com cada uma das Perturbações abordadas.
Programa
Tema 1 - Temas centrais no Estudo das perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem Tema 2 - Modelos de Compreensão das DAE - Abordagem Neurológica Tema 3 - Modelos de Compreensão das DAE - Abordagem Cognitiva Tema 4 - Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) Tema 5 - Hierarquia da Linguagem e Processos Cognitivos Tema 6 - Leitura - Dificuldades na sua Aprendizagem Tema 7 - Escrita - Dificuldades na sua Aprendizagem Tema 8 - Matemática - Dificuldades na sua Aprendizagem Tema 9 - Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) Tema 10 - Compreensão semiológica das perturbações do Desenvolvimento e Aprendizagem - Contributos para a prática de avaliação e intervenção
Métodos de ensino e avaliação
Nas aulas são abordados, de forma integrada e reflexiva, os temas fundamentais do programa. O modelo de formação baseia-se na participação activa dos estudantes, exigindo uma elevada assiduidade e a constituição de pequenos grupos responsáveis pela dinamização de temáticas que constituem os conteúdos das aulas. Estes trabalhos são propostos pelos docentes e deverão traduzir as aplicações indispensáveis aos conteúdos expostos no decorrer das aulas. AVALIAÇÃO Avaliação contínua: - Um trabalho de grupo – 30% da nota final - Frequência (Aprovação com valor > = 9.5) – 70 % da nota final Avaliação final: - Exame final (Aprovação nota >=9.5)