Disciplina Curricular

Avaliação e Intervenção em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem AIPDA

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Contextos

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1) Conhecer diferentes instrumentos de avaliação das Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem 2) Dominar competências de aplicação de diferentes instrumentos 3) Realizar uma análise e síntese dos dados fornecidos pelos mesmos, integrando elementos de informação num processo de avaliação compreensiva com vista ao diagnóstico e ao programa de intervenção, bem como à avaliação do plano terapêutico. 4) Identificar e reconhecer os programas específicos de intervenção nas diferentes perturbações do desenvolvimento e da aprendizagem 5) Integrar num plano terapêutico individual e/ ou grupal diferentes elementos desses mesmos programas. 6) Devem ainda ser capazes de realizar um plano de intervenção a médio e longo prazo para situações específicas. 7) Desenvolver competências ao nível da comunicação com as famílias de pessoas com perturbações do desenvolvimento, 8) Actuar de acordo com os princípios éticos e deontológicos próprios da profissão.

Programa

TEMA 1 – Modelos, Tipologias de instrumentos e protocolos de avaliação em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem. TEMA 2 – Avaliação da Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) TEMA 3 – Avaliação das Perturbações do Espectro do Autismo TEMA 4 - Processos e Instrumentos de Avaliação da Leitura e Escrita TEMA 5 - Processos e Instrumentos de Avaliação das Competências Matemáticas TEMA 6 - Modelos, Programas e estratégias de intervenção em Perturbações do Desenvolvimento TEMA 7 - Princípios, metodologias estratégias de Intervenção nas áreas Académicas da Leitura e da Escrita TEMA 8 – Princípios, metodologias estratégias de Intervenção nas áreas Académicas da Matemática TEMA 9 – A Organização da Informação decorrente da Avaliação e a estruturação da Intervenção em Perturbações do Desenvolvimento e da Aprendizagem.

Métodos de ensino e avaliação

Esta UC organiza-se em aulas teórico-práticas. A avaliação da UC pode ser realizada segundo duas modalidades: avaliação contínua e exame final -Avaliação contínua: Dois trabalhos de grupo (40% cada; Trabalho 1–Grupo– Análise de um caso; Trabalho 2–Grupo– Apresentação de uma proposta de intervenção para uma perturbação específica) apresentados em aula - Trabalho individual - A componente individual inclui 4 questões deixadas pelos docentes (20% - 5% cada questão) Nota mínima 7,5 em qualquer uma das componentes para se manter em avaliação contínua. São necessários 2/3 de presenças às aulas para a frequência do modelo de avaliação contínua. Valorização da assiduidade: assiduidade sem implicação percentual na nota Aprovação: aprovação com valor > = 10 Avaliação final: Prova escrita (2h) sobre toda a matéria lecionada (50%) e a uma prova oral individual sobre os mesmos conteúdos (50%)Aprovação nota>=10 (será necessário ter nota positiva em ambas as prestações).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre