Disciplina Curricular

Estratégias de Inclusão em Educação Física EIEFis

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Contextos

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > UC de opção > 2.º ano Opção 2

Período:

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > UC de opção > 2.º ano Opção 1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver atitudes e valores relativos à aceitação da diversidade, facilitadores da inclusão em Educação Física e Desporto. Saber analisar o processo de aprendizagem e de participação na aula de EF de modo a facilitar as dimensões inclusivas do ensino.Dominar estratégias de intervenção e de adaptação curricular facilitadoras da inclusão na aula de EF e na escola. Conhecer algumas das atividades desportivas que compõem o Desporto para pessoas com deficiência e ser capaz de as integrar no programa de Educação Física cumprindo os seus objetivos para todos os alunos.

Programa

A Educação Física (EF) na Escola Inclusiva: Uma EF para a diversidade e para todos. Fontes de discriminação, preconceito e estigmatização. Promoção de ambientes positivos. Os objetivos e os conteúdos do desenvolvimento pessoal e social na Educação Física: A autoestima e a facilitação do desenvolvimento das relações interpessoais. Resiliência, Empoderamento, Sentimento de Propriedade e Pertença como meios de inclusão. Controlo de comportamentos desviantes na aula de EF: Estratégias preventivas e remediativas. A adaptação curricular para alunos com diferentes tipos de deficiência ou com necessidades educativas especificas em EF nos diferentes graus de ensino. As atividades desportivas adaptadas nos diferentes graus de ensino: exigências e pré-requisitos. As estratégias de ensino neste contexto: a adaptação do equipamento, das regras e do espaço de jogo, a gestão e o apoio na aula de EF e os estilos de ensino/aprendizagem. As atividades desportivas e sua adaptação  para pessoas com deficiência  e a inclusão inversa nos desportos específicos no contexto do desporto escolar. 

Métodos de ensino e avaliação

(1) Apresentação de trabalhos temáticos nas aulas em grupo (40%);(2) Relatório sobre o planeamento e aplicação de unidades didáticas inclusivas com a participação de pessoas com e sem deficiência (30%);(3) Frequência (30%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre