Disciplina Curricular

Atividade de Aprofundamento de Competências Profissionais AACPro

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Contextos

Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Especialização > Especialização em Aprofundamento de Competências Profissionais

Período:

Peso

48.0 (para cálculo da média)

Objectivos

a) Estimular o domínio do conhecimento aprofundado no âmbito da Reabilitação Psicomotora (dirigida às Pessoas com situações de Deficiência, Perturbações e Desordens/distúrbios), nas suas vertentes científicas e metodológica, promovendo uma competência reflexiva multidisciplinar; b) Desenvolver a capacidade de planeamento, gestão e coordenação de serviços e/ou programas de Reabilitação Psicomotora, nos diferentes contextos e domínios de Intervenção; c) Desenvolver a capacidade para prestar um contributo inovador na conceção e implementação de novos conhecimentos e novas práticas, bem como no desenvolvimento de novas perspetivas profissionais e políticas, visando o desenvolvimento do enquadramento profissional e científico da área.

Programa

Considerando os três objetivos em cima enunciados e, mais especificamente, pretende-se que o aluno estagiário relacione os saberes próprios da sua especialidade, os saberes transversais e interdisciplinares, com as atividades profissionais associadas ao processo de intervenção, ao trabalho em equipa e à relação com a comunidade. Os mestrandos irão aprofundar as suas competências numa das seguintes áreas de intervenção (opções): Saúde Mental; Funcionalidade e Qualidade de Vida; Desenvolvimento e Aprendizagem, devendo para tal: a) desenvolver metodologias e instrumentos específicos de avaliação para as diferentes situações no âmbito da Saúde Mental, Funcionalidade e qualidade de vida e Desenvolvimento e aprendizagem b) desenvolver programas específicos de intervenção no âmbito da Saúde Mental. Funcionalidade e Qualidade de vida e Desenvolvimento e Aprendizagem

Métodos de ensino e avaliação

As atividades do RACP implicam um trabalho de vinte horas semanais com permanência do aluno na instituição para participação supervisionada, nas atividades da mesma, incluindo processos de avaliação,planificação das intervenções e participação em reuniões de equipa o qual é orientado por duas figuras: - Orientador académico da FMH - um professor (orientador universitário) por núcleo de estágio (cada núcleo de estágio poderá contemplar mais do que uma instituição), que realiza supervisão tutorial e avaliação dos relatórios de observação institucional; - Orientador local, com formação em psicomotricidade e membro da instituição de acolhimento, que realiza a orientação local e integração na equipa de trabalho. A avaliação terá em conta a conjugação dos seguintes parâmetros de avaliação (P1+P2): P1 – Aprovação e avaliação pelo orientador local – 50% P2 – Relatório de estágio (com apresentação oral e discussão) – 50%

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre