Disciplina Curricular
Fundamentos de Ergonomia FE
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017
Contextos
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > UC de opção > 2.º ano Opção 2
Período:
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > UC de opção > 2.º ano Opção 1
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender o conceito de Ergonomia e integrar a sua necessidade e importância no contexto socioeconómicoatual. 2. Reconhecer a ergonomia como uma componente importante das condições de realização do trabalho e da qualidadeassociada aos postos de trabalho; 3. Rever na Ergonomia uma abordagem original para compreender e transformar o trabalho. 4. Compreender a contribuição do ergonomista numa equipa responsável pelo desenvolvimento de sistemas/produtos. 5. Identificar os principais indicadores de necessidade de uma intervenção ergonómica. 6. Conhecer os princípios fundamentais do funcionamento humano para o design de produtos e sistemas 7. Capacitar para dialogar e integrar a Ergonomia nas equipas multidisciplinares que actuam no âmbito do Design desistemas/produtos
Programa
Introdução à Ergonomia: Referências históricas e notas conceptuais. Conceitos fundamentais do funcionamento humano Ergonomia como ciência aplicada: objeto e objetivo de estudo. Ergonomia como ciência Multi, Inter e Transdisciplinar. Principais fases da prática em Ergonomia: Análise Ergonómica; Intervenção Ergonómica e Validação. Quadro Teórico da Análise do Trabalho enquanto Método de Análise Ergonómica do Trabalho - conceitosfundamentais: Tarefa vs Atividade; Trabalhador vs Operador; Situação de trabalho vs Posto de trabalho, ... Abordagem geral da análise ergonómica da atividade: Dimensão individual e coletiva; Variações, regulações ecompromissos; Um método para compreender e transformar o trabalho. Consequencias da Atividade: ao nível do individuo e ao nível do sistema. Dominios de Análise e Intervenção em Ergonomia. Construção da Intervenção em Ergonomia. Classificação da Ergonomia do ponto de vista da intervenção: Objeto; Objetivo, Dimensão e Contexto de intervenção. Aplicações
Métodos de ensino e avaliação
Os métodos expositivo e interrogativo, serão priveligiados na transmissão dos conhecimentos teóricos; Também seráusado o método ativo, com a análise e discussão de estudo de casos. A avaliação da unidade curricular assenta narealização de um trabalho prático para integração e aplicação dos conceitos e métodos leccionados, sendo necessáriauma classificação mínima de 9.5 valores, para aprovação na unidade curricular. O tempo dedicado ao trabalhoautónomo prevê o estudo, a pesquisa bibliográfica, o desenvolvimento e a redação do trabalho previsto no modelo deavaliação.