Disciplina Curricular
Exercício Físico e Envelhecimento Saudável EFES
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017
Contextos
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > UC de opção > 2.º ano Opção 2
Período:
Grupo: 4_4º Plano de Estudos 2016/2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > UC de opção > 2.º ano Opção 1
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Compreender as principais alterações decorrentes do envelhecimento; 2. Identificar os fatores de risco da capacidade intrínseca e das principais síndromes geriátricas em que a aptidãofísica constitui determinante comum; 3. Avaliar e prescrever exercício físico com base nas indicações e contraindicações decorrentes das alteraçõesinerentes ao processo de envelhecimento; 4. Implementar programas de exercício para a promoção da saúde e da competência funcional, incluindo o treino deforça e potência muscular, o equilíbrio e a mobilidade, o treino aeróbio com e sem impacto, o treino multissensorial,cognitivo e motor.
Programa
1. Processo de Envelhecimento Mapa conceptual e terminologia. Envelhecimento demográfico e individual. Alterações e limitações induzidas pelo envelhecimento nos sistemas sensorial, cognitivo e motor. Modificações da composição corporal relacionadas com o envelhecimento. Modificações e limitações induzidas pelo envelhecimento na aptidão aeróbia. Senescência do sistema imunitário. 2. Avaliação no âmbito do Exercício e Saúde Conceção e implementação de uma avaliação inicial. Identificação e utilização de diversos procedimentos de avaliação. Interpretação de resultados e produção de relatórios. 3. Programação do Exercício Prescrição do exercício físico de acordo com o nível de funcionamento físico. Conceção e implementação de programas de exercício para pessoas idosas. Conhecer as barreiras e conceber soluções para aumentar a atividade física das pessoas idosas.
Métodos de ensino e avaliação
O programa está dividido em curso teórico e em curso teórico-prático. O curso teórico é composto por duas aulasteóricas de 1 hora por semana. Neste curso faz-se a apresentação e a fundamentação de cada um dos temas dosconteúdos programáticos. O curso teórico-prático é composto por uma aula de 1,5 horas por semana. Neste cursoaprofunda-se cada um dos temas apresentados no curso teórico. No trabalho autónomo é privilegiado a realização detrabalhos em grupo, realização de fichas e produção de relatórios. A avaliação contínua inclui duas componentes:teórica: avaliada através de minifichas (5%) no final de cada aula teórica e de um teste escrito no final do semestre(55%); teórico-prática: avaliada através de 1 trabalho de grupo - conceção (relatório) e implementação (em aula) de umplano de exercício de acordo com estudo de caso (40%). A avaliação pode ainda ser realizada através de exame final -escrito e estudo de caso incluindo relatório com apresentação.