Disciplina Curricular

Avaliação e Gestão da Composição Corporal AGCC

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 4_4º Plano de Estudos 2016/2017

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Analisar as relações entre a composição corporal humana o exercício físico e o equilíbrio energético; 2. Contribuir para uma melhor compreensão dos modelos, métodos e técnicas de avaliação da composição corporalque permitem estimar e monitorizar com precisão e validade as alterações observadas com o crescimento,desenvolvimento e envelhecimento; 3. Diferenciar o efeito da prescrição do exercício na composição corporal de atletas, pessoas aparentementesaudáveis e pessoas com doenças crónicas específicas; 4. Compreender a regulação do balanço energético em intervenções de gestão do peso: conceitos, metodologia eaplicação; 5. Avaliar de forma prática a composição corporal e o dispêndio energético bem como produzir relatórios comconteúdo relevante.

Programa

1. A composição corporal humana e respetiva organização conceptual e metodológica; 2. Modelos de composição corporal e apresentação dos principais constituintes moleculares, celulares, tecidulares ecorpo inteiro; 3. Utilização de técnicas de determinação da composição corporal em ambiente laboratorial e em ambiente de terreno,incluindo os princípios teóricos, validade e precisão de medição; 4. Valores de referência e valores normativos dos diferentes compartimentos; 5. Composição corporal e respetivo impacto no metabolismo energético e na saúde; 6. Efeitos de diferentes doseamentos do exercício na composição corporal; 7. A regulação do balanço energético na gestão do peso e da composição corporal: o papel das compensaçõesmetabólicas e comportamentais.

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas teóricas é utilizado essencialmente o método expositivo recorrendo a slides, com a possibilidade dediscussão final sobre a temática específica. Nas aulas de prática laboratorial é privilegiado o trabalho em grupo, aprodução de relatórios e a realização de fichas, tarefas que constituem parte do seu trabalho autónomo, a par daleitura e análise de artigos científicos. O aluno opta pelo modelo de avaliação final ou contínua. O modelo de avaliação contínua baseia-se na realização de uma frequência sobre os conteúdos do curso teórico eprático (com a ponderação de 60%) e na realização de tarefas em grupo (com a ponderação de 40%). O modelo de avaliação final é constituído por prova escrita sobre toda a matéria, a realizar no final do semestre. Oaluno é aprovado e dispensa de exame oral final obrigatório desde que obtenha um mínimo de 12,0 valores na provaescrita. O aluno é reprovado com classificação no exame final inferior a 9,5 valores.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1.º semestre