Disciplina Curricular
Temas Aprofundados em Populações com Deficiência TAPDef
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_3º Plano de Estudos 2014/2015
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Temas Aprofundados em Populações com Deficiência visa: - Saber analisar as implicações da imagem do corpo, esquema corporal e a posição relativa no espaço na mobilidade das pessoas com deficiência. - Conhecer e interpretar numa perspetiva dialética as perspetivas funcionais, do desenvolvimento e neurofisiológicas da mobilidade e da ação - Conhecer e dominar os conceitos mais atuais em redor da problemática das populações especiais como fundamentais nos processos de intervenção e no design de planos de vida: qualidade de vida, transição para a vida adulta e ativa, funcionalidade... - Aprofundar os conhecimentos teóricos e teórico-práticos das várias problemáticas abordadas
Programa
-A necessidade de incorporar conceitos como a imagem do corpo, o esquema corporal e a imagem do corpo no espaço num determinado momento para melhor se compreender o contexto onde se desenrola a perceção, a ação e o pensamento.-O conceito de mapa cognitivo.Modelos e componentes da representação espacial.O input visual e a construção da imagem corporal. As implicações funcionais e neurofisiológicas. -A mobilidade das pessoas com deficiência nesta perspetiva. -Apresentação e caracterização do Movimento de Vida Independente (Assistência Pessoal) -A promoção da Qualidade de Vida como desafio sócio-político no âmbito da deficiência -O processo de Transição para a Vida Adulta e Ativa -A noção dos Apoios como fator determinante no design do plano de vida -Aprofundamento e sistematização dos conhecimentos inerentes ao estudo das problemáticas abordadas: -Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental:competências,envolvimentos e apoios para a aquisição do funcionamento independente
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da Disciplina pode ser realizada segundo duas modalidades (1) avaliação contínua (2) exame final. Em regime de avaliação contínua cada aluno tem de realizar um teste sobre a matéria lecionada (nota mínima de 7.5) com data fixada no início do ano (50%) e cada grupo de trabalho tem de realizar por escrito uma monografia relativa a um Tema de avaliação do curso teórico-prático (50%). Teste de Frequência – 50% Monografia de Grupo – 50% Nota: O aluno que obtenha nota inferior a 10.0 terá de realizar exame final (prova escrita e prova oral) Exame Final O aluno que não participou no regime de avaliação contínua tem de realizar a prova escrita de exame final, ficando dependente o acesso à prova da obtenção da nota de 7.5 valores. A nota final é a média aritmética das notas obtidas nas provas escrita e oral.