Disciplina Curricular
Temas Aprofundados em Desenvolvimento Humano TADHum
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_3º Plano de Estudos 2014/2015
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante:- Conheça as componentes estruturais das principais perspetivas sobre o desenvolvimento humano- Conheça de forma aprofundada e crítica as principais teorias do desenvolvimento humano- Conheça e apresente capacidade crítica face a temas de destaque na área do desenvolvimento humano, e estabeleça a sua interligação com a reabilitação psicomotora
Programa
1. Perspetivas e teorias do desenvolvimento humano:- Componentes estruturais das principais perspetivas sobre o desenvolvimento humano: assunções, fenómenos a explicar, métodos de estudo, princípios e mecanismos de mudança- Principais teorias do desenvolvimento humano (conceitos e mecanismos-chave, padrões de mudança e continuidade, pontos fortes/pontos fracos, novas direções)2. Temas de destaque:- Processos cognitivos (processamento de informação e tomada de decisão, memória, representação simbólica)- Processos socioemocionais (comportamento social e moral, emoção, motivação, temperamento e personalidade)- Contextos ecológicos (família, pares, escola, comunidade)- Diversidade nos processos desenvolvimentais (multifinalidade e equifinalidade, resiliência e desenvolvimento, trajetórias desviantes)
Métodos de ensino e avaliação
1. Avaliação contínuaOs alunos que optarem pelo modelo de avaliação contínua terão que cumprir os seguintes requisitos:a) Obter, no mínimo, 2/3 de presenças nas aulas teórico-práticasb) Realização de um trabalho prático em grupo (orientado no decurso das aulas práticas) e respetiva apresentação oral (40%)c) Apresentação oral de um capítulo no âmbito das temáticas da Unidade Curricular (25%)d) Teste individual escrito (35%)2. Exame final