Disciplina Curricular

Avaliação e Intervenção em Saúde Mental AISM

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_3º Plano de Estudos 2014/2015

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O conceito de saúde hoje visto como um estado e, simultaneamente, a representação mental da condição individual, do bem-estar físico e emocional é reflexo de um processo dinâmico e contínuo, sendo a saúde mental inseparável da saúde e do bem-estar geral. A visão da saúde mental tem sofrido ao longo das últimas décadas transformações, ultrapassando um panorama caracterizado pelo estigma e discriminação, e assume-se como um aspeto determinante para o bem-estar do indivíduo e da sociedade, pois esta diz respeito a características e condições intrapessoais bem como à relação do indivíduo com o meio envolvente (família, amigos, trabalho e a comunidade em geral). A Organização Mundial de Saúde (OMS), afirma que “(…) é quase impossível definir saúde mental de uma forma completa” (2002, p. 32), dado que diferenças culturais, julgamentos subjetivos e teorias concorrentes afetam o modo como a saúde mental é definida. No entanto, é consensual que a saúde mental é muito mais que a mera ausência de perturbações mentais, estando a sua dimensão positiva patente na definição de saúde da OMS (1986), como “(…) um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doença” (p.1), ou quando se refere a saúde mental como o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, podendo fazer face ao stress normal da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a comunidade em que se insere (OMS, 2002). A nível dos estudos epidemiológicos na Europa, os problemas de saúde mental respondem por cerca de 1/4 da carga total de problemas de saúde. Por outro lado um grande número de perturbações mentais pode iniciar-se na infância, tais como as perturbações desagregadoras, a esquizofrenia infantil, a depressão, as manias e a doença maníaco-depressiva, o comportamento suicida e as suas perturbações, a ansiedade de separação e as perturbações somáticas sendo que a magnitude do impacto resulta não só da prevalência das perturbações mentais, mas também do acesso a cuidados de saúde adequados às suas necessidades. É neste âmbito que situamos o papel potencial da prática psicomotora.A UC de Avaliação e Intervenção em Saúde Mental tem como objetivo geral desenvolver nos alunos competências para a avaliação e intervenção no âmbito das práticas de intervenção psicomotora realizadas em contextos da saúde mental, numa dimensão preventiva e terapêutica. A disciplina abordará as perturbações com maior prevalência e impacto na funcionalidade dos indivíduos, enquadradas no âmbito da saúde mental, sendo organizada mediante a apresentação de estudos de caso que ilustram as boas práticas metodológicas da intervenção psicomotora. Desta forma pretende-se fomentar o desenvolvimento do espírito científico, do pensamento reflexivo de modo a facilitar a construção de indicadores de qualidade de acordo com os ganhos associados ao trabalho dos psicomotricistas bem como o reconhecimento e valorização das práticas psicomotoras no âmbito da promoção da saúde mental. Assim, é objetivo desta unidade dar a conhecer modelos de avaliação e intervenção psicomotora e discutir a sua aplicabilidade. Esta UC pretende desenvolver as seguintes competências nos alunos: - Dominar a conceção de intervenções psicomotoras a nível da avaliação, definição de objetivos, estratégias, métodos, técnicas, atividades e gestão de recursos; - Desenvolver metodologias para o diagnóstico e intervenção psicomotora implicadas na intervenção dirigida a indivíduos de diferentes grupos etários, apresentando: perturbações da consciência; pensamento; memória; orientação; humor; imagem corporal; auto-estima; autocontrolo; coping; stresse; ansiedade; tristeza; solidão; obsessão; alucinação; insónia; agitação; dor; uso de álcool; uso de drogas; interação social.

Programa

A disciplina será organizada pelos seguintes conteúdos: a) Políticas globais, modelos teóricos e métodos de avaliação e intervenção no âmbito da saúde mental- Da Psiquiatria à Saúde Mental - A intervenção psicomotora nos contextos da saúde mental- Conceções de Doença Mental e mecanismos bio-psico-sociais- Fronteiras entre o normal e o patológico na infância, adolescência, adulto e idoso numa perspetiva da saúde mental- Noções de vulnerabilidade, fatores de risco e de proteção em saúde mental- O papel da psicomotricidade na prevenção e promoção em saúde mental- A saúde mental na área de aplicação e prática psicomotorab) Avaliação em saúde mental no contexto da prática profissional do psicomotricista- Modelos e instrumentos de avaliação em saúde mental com incidência na avaliação psicomotora- Instrumentos de avaliação na intervenção psicomotora dirigidos para crianças, adolescentes, adultos e idososc) Intervenção em saúde mental no contexto da prática profissional do psicomotricista, com incidência nos seguintes grupos:- Perturbações mentais na infância; Depressão e ansiedade- Perturbações mentais na infância; Comportamento- Perturbações na infância/adolescência/abuso sexual/luto/stress pós-traumático- Avaliação e intervenção com adultos; Stress e ansiedade- Distúrbios somatoformes, psicossomática, distúrbios alimentares; Adultos e adolescentes- Intervenção com adultos, modelos de intervenção grupal- Intervenção em saúde mental de adultos com experiências de institucionalização prolongada (psicoses)- Intervenção psicomotora na população idosa com demência

Métodos de ensino e avaliação

1. Avaliação contínua A avaliação contínua da unidade curricular no ano letivo de 2017-2018 consiste na realização de dois trabalhos e uma frequência com as seguintes ponderações:Frequência 30% Trabalho de desenvolvimento temático 20%Trabalho de grupo sobre modelo de intervenção psicomotora em saúde mental (50%: componente escrita 40%; discussão oral 10%). A nota final inclui ponderação de auto e heteroavaliação no parâmetro relativo à discussão oral.A assiduidade será condição para esta modalidade de avaliação, implicando a presença em 2/3 das aulas teórico-práticas.2. Exame finalProva escrita com caráter obrigatório quando:a) O estudante não efetuou a frequência;b) O estudante obteve uma avaliação inferior a 7,5 na frequência, ou num dos parâmetros da avaliação teórico-prática;c) O estudante não teve uma assiduidade igual ou superior a 2/3 de presenças às aulas teórico-práticas;d) O estudante não obteve uma avaliação igual ou superior a 10 valores: Prova escrita e oral.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre

2014/2015 - 1 Semestre