Disciplina Curricular

Inclusão Socioeducativa ISoc

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 3_3º Plano de Estudos 2014/2015

Peso

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No fim da unidade curricular os estudantes devem: a. Identificar o binómio inclusão/exclusão a partir das crenças pessoais sobre o conceito de corpo. b. Conhecer as principais perspetivas de enquadramento social da pessoa com deficiência ao longo da História. c. Discutir e contextualizar os documentos legais e normativos internacionais e nacionais sobre Educação Inclusiva. d. Avaliar a inclusão a nível institucional. e. Conceber programas inclusivos que possam ser desenvolvidos no âmbito do perfil do psicomotricista.

Programa

1. O corpo como fator de inclusão e exclusão: debate e reflexão sobre a importância dos preconceitos e crenças pessoais na alteração de atitudes. 2. Os movimentos sociais das pessoas com deficiência, em particular os modelos clínicos, sociais e biopsicossociais e dos conceitos de deficiência e incapacidade. 3. Conceitos da Educação Inclusiva. Barreiras à Educação Inclusiva e medidas facilitadoras de inclusão. 4. Análise de documentos: Declaração de Salamanca, Convenção sobre os Direitos da Educação Inclusiva das Pessoas com Deficiência (Nações Unidas), entre outros. 5. A Educação Inclusiva em Portugal: legislação e organização. 6. “Index for Inclusion” como ferramenta de avaliação e investigação de programas de educação inclusiva.

Métodos de ensino e avaliação

Esta UC tem uma componente de aulas mais expositivas sobre o enquadramento teórico (suportadas por apresentações de diapositivos e vídeos) e aulas de cariz mais prático (com pesquisas orientadas na internet e tarefas práticas de realização em pequeno grupo). A UC pode ser realizada em avaliação contínua ou avaliação final. Avaliação Final: - 50% exame escrito (nota mínima 7,5 valores); - 50% exame oral. Avaliação Contínua: - Trabalho final individual sobre um tema do programa e sua discussão oral (nota mínima trabalho 9,5 valores).Casos excecionais na avaliação contínua: Caso o estudante por razões devidamente justificadas falhe algum momento de entrega da avaliação contínua, mas que cumpra os critérios de participação neste tipo de avaliação, terá uma segunda oportunidade de realizar esta entrega na época de exames respetiva.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2.º semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre