Disciplina Curricular

Modelos Conceptuais e Metodológicos em Saúde Mental MCeMeSM

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado)

Contextos

Grupo: 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento e compreensão - Conhecer as concepções da saúde e perturbação mental e seu funcionamento em diferentes condições de expressão psicopatológica - Conhecer e compreender as indicações globais oriundas das políticas, modelos, métodos de avaliação e intervenção no âmbito da saúde mental de relevância para a prática psicomotora - Conhecer os principais instrumentos de avaliação psicomotora utilizados na no âmbito da saúde mental. - Conhecer práticas de intervenção psicomotora no âmbito da saúde mental em diferentes condições de expressão psicopatológica valorizando um modelo de prática baseada em evidências Competências - Realizar opções metodológicas para o diagnóstico e avaliação psicomotora em saúde mental (observação, aplicação de instrumentos de avaliação informais e formais). - Realizar opções metodológicas da prática psicomotora em diferentes condições de expressão psicopatológica (Consciência e Orientação; Atenção/Concentração; Memória; Perceção; Pensamento e linguagem; Comunicação não verbal; Competência Social; Afetividade; Movimento; Sono; Comportamento sexual; Comportamento alimentar; Agressividade; Planeamento/decisão/ação) - Delinear uma intervenção ajustada às características de diferentes grupos com perturbação mental (Perturbações da ansiedade; Perturbações depressivas; Stress pós-traumático; Psicoses; Perturbações somatoformes; Perturbações da personalidade; Consumos aditivos)

Programa

I - Saúde mental e psicopatologia • Conceções de saúde, saúde mental, perturbação, mecanismos biopsicosociais associados, fatores de risco e de proteção numa perspetiva ecológica • Psicopatologia: Conceito e desenvolvimento sócio-histórico, modelos teóricos (principais conceptualizações, aplicabilidade) • Manifestações do funcionamento perturbado em em diferentes áreas do funcionamento mental: Consciência e Orientação; Atenção/Concentração; Memória; Perceção; Pensamento e linguagem; Comunicação não verbal; Competência Social; Afetividade; Movimento; Sono; Comportamento sexual; Comportamento alimentar; Agressividade; Planeamento/decisão/ação • Psicopatatologia mental: fenomenologia e classificação • Classificações segundo o DSM 5, sua organização, características do funcionamento psicomotor II - Enquadramento e orientações políticas globais em saúde mental • Políticas, planos de ação em saúde mental. • Enquadramento legal e político da saúde mental a nível internacional e nacional. • Prevalência de perturbações da saúde mental a nível internacional e nacional. • O enquadramento atual da psicomotricidade e seus profissionais em contextos de saúde mental II - Avaliação da prática psicomotora em saúde mental • A observação, a entrevista e a avaliação em saúde mental com base em instrumentos dirigidos a crianças, adolescentes, adultos e idosos, com particular incidência na: Avaliação sintomatológica ; Avaliação de fatores psicossociais; Avaliação psicomotora III - Intervenção psicomotora em perturbações da saúde mental: • Modelos e processos intervenção psicomotora em saúde mental. • Âmbitos de aplicação da intervenção psicomotora em saúde mental. • Indicações, métodos, técnicas em diferentes condições de expressão psicopatológica em crianças jovens, adultos e idosos (consciência, pensamento, memória, orientação, humor, imagem corporal, autoestima, autocontrolo, vinculação, coping, stress, ansiedade, tristeza, obsessão, alucinação, insónia, agitação, dor, uso de álcool, uso de drogas, fobias e interação social) • Modelos e resultados da intervenção psicomotora nos seguintes grupos: • Perturbações da ansiedade • Perturbações depressivas • Stress pós traumático • Psicoses • Perturbações da imagem corporal • Perturbações da personalidade • Consumos aditivos

Métodos de ensino e avaliação

Nesta unidade as seguintes metodologias serão utilizadas: • Aulas teóricas com exposição e discussão em dinâmicas de grupo • Aulas teórico práticas organizadas com apresentações de casos clínicos (preferencialmente com psicomotricistas atuando em contextos de saúde mental) com posterior discussão face à avaliação psicomotora, opções metodológicas e simulacro de situações da prática de avaliação e intervenção. Os alunos serão envolvidos num processo de reflexão crítica constante mediante a tomada de decisãoface a casos clínicos e programas de intervenção apresentados, nomeadamente analisando os processos de avaliação, a intencionalidade terapêutica, estratégias, resultados esperados da intervenção psicomotora e sua relevância no conjunto de ações integradas em saúde mental tendo como base as evidências atualmente disponíveis bem como a experiência de profissionais da área. • Acompanhamento e monitorização da preparação de portefólio Esta unidade curricular será avaliada através de um portefólio que inclui: • Portefólio composto (7000 palavras) composto por: • Reflexões de aprendizagem de cada tópico (30%) (2000 palavras) • Trabalho de desenvolvimento temático (40%) (3000 palavras) • Análise e discussão de caso clínico (30%) (2000 palavras) Obtêm aprovação na avaliação contínua os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores, e com pelo menos 2/3 de presenças no total das aulas teórico-práticas A avaliação final, realizada pelos alunos que não tenham sido aprovados na avaliação contínua, será composta por exame escrito onde a classificação obtida corresponde a 100% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre