Disciplina Curricular

Modelos Conceptuais e Metodológicos em Funcionalidade e Qualidade de Vida MCeMeFeQdV

Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado)

Contextos

Grupo: 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A promoção da autonomia e qualidade de vida e a sua avaliação/monitorização é uma das metas na Reabilitação. Esta UC objetiva dotar o estudante com capacidade de análise, discussão e decisão face aos modelos concetuais e metodológicos validados com as pessoas com deficiência (dificuldade intelectual e desenvolvimental, deficiências sensoriais e motora) em diferentes contextos. O estudante deve ser capaz de 1) identificar e analisar criticamente as concetualizações mais recentes; 2) correlacionar constructos e identificar preditores/determinantes do desenvolvimento global das pessoas a quem o psicomotricista presta apoio; 3) conhecer e dominar os pressupostos de aplicação de diferentes instrumentos de avaliação do comportamento (nas suas diversificadas formas de expressão), validados à luz dos modelos abordados - para o conhecimento mais contextualizado do individuo; 4) discutir e aplicar princípios/técnicas no âmbito da metodologia da intervenção psicomotora com subgrupos vulneráveis para a tomada das melhores decisões no alinhamento entre necessidades e apoios, conceção/implementação e monitorização de programas de intervenção individualizados.

Programa

1. Modelos Concetuais na Reabilitação e Educação 2. A Recolha de Dados. Avaliação. Protocolo, administração e cotação. Propriedades métricas. Interpretação dos dados. Generalização, explicação e predição. 3. A Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental (DID): terminologia, definição, diagnóstico e caracterização; competências, envolvimento e apoios; 4. A avaliação adaptativa: Escala de Comportamento Adaptativo versão Portuguesa; 5. Paradigma dos Apoios e avaliação: Escala de Intensidade de Apoios; 6. A Deficiência Motora: modelos e funcionalidade motora; 7. Modelo Conceptual e avaliação da Qualidade de Vida das populações vulneráveis; a promoção da QdV como desafio sociopolítico; 8. Os Direitos das Pessoas com Deficiência; Escala de Autodeterminação Portuguesa; 9. Deficiências sensoriais (deficiência visual e surdez): impacto do desenvolvimento sensorial na funcionalidade e qualidade de vida; 10. As atitudes e boas práticas na Reabilitação: transição para a vida adulta e ativa; 11. A intervenção psicomotora com pessoas com necessidade de apoio (DID, Deficiência Visual, Surdez e Deficiência Motora).

Métodos de ensino e avaliação

A UC organiza-se em aula T (1h) e TP (3h), estando previstos momentos expositivos (slides, filmes...), aplicações práticas de instrumentos e análise de estudos de caso reais, para o transfer para a atividade profissional, contando com a assiduidade/participação ativa dos alunos (individual ou grupo), para a concretização das atividades de acordo com os objetivos. O modelo de avaliação estrutura-se sob a forma de duas modalidades: 1) avaliação contínua: teste de avaliação (nota mínima 10 valores) e uma monografia de grupo relativa a um tema da UC. A média aritmética das notas obtidas no teste (50%) e na monografia de grupo (50%) ditará a nota final da disciplina. O aluno que obtenha nota inferior a 10 terá de realizar a avaliação final; 2) avaliação final: se o aluno não participou/aprovou na avaliação contínua, deve realizar uma prova final escrita e uma prova oral, estando o acesso a esta dependente da obtenção da nota de 10 valores no exame escrito. Ambos os exames devem ter classificação igual ou superior a 10 valores e a nota final é média aritmética das notas obtidas nas provas escrita (50%) e oral (50%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre