Disciplina Curricular
Metodologia da Investigação Científica MdIC
Mestrado Bolonha em Reabilitação Psicomotora - 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado)
Contextos
Grupo: 5_5º Plano de Estudos 2022/2023 (Activo/Aprovado) > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer as características do conhecimento científico. Conhecer os Modelos de Investigação e os procedimentos éticos. Ser capaz de elaborar um Projecto de investigação no quadro de referência da Reabilitação Psicomotora.
Programa
1 - A Ciência e Reabilitação Humana. Ética da Investigação. Ciência e Conhecimento científico; Características do conhecimento científico; Racíocínio Indutivo e Dedutivo. A Causalidade. A investigação científica do desenvolvimento humano e social; Teorias e Modelos quantitativos e qualitativos A produção do conhecimento científico: Factos; Fenómenos e Dados Os Objectivos da Investigação científica: Descrição; Comparação; Correlação; Explicação da causalidade e Predicção; Critérios de Refutabilidade Os Tipos de Investigação: Descritiva; Correlacional e Diferencial ; Experimental Os Modelos de Investigação: Quantitativo-Experimental; Quantitativo-Correlacional; Qualitativa 2 – As questões de investigação. Problema(s) Definição do problema de estudo. A revisão bibliográfica. As hipóteses; Formulação e validação das hipóteses. Classificação das hipóteses; Aceitação e rejeição estatística das hipóteses; As variáveis de investigação; Conceitos e definições; natureza da medida das variáveis: escalas de medida das variáveis; escalas nominais, ordinais, de intervalos e de razão. As variáveis em função dos modelos de investigação. 3 - Planos de investigação. Validade interna e externa . Planos de observação. Estudos de campo. O Método Descritivo. O Método de estudo de caso único e de pequenos grupos. Âmbito e limites dos estudos descritivos; Planeamento de grupos e momentos de avaliação. População e amostragem. Conceitos de população, amostra e sujeito; Processos e tipos de amostras; Amostras aleatórias e estratificadas; Representatividade e significância das amostras. Critérios de homogeneidade das amostras. Princípios éticos quanto aos sujeitos de investigação. Método correlacional. Previsão e causalidade; funções e limites dos estudos correlacionais. Ainda os estudos diferenciais. A investigação diferencial e o seu controle. Método Experimental e quasi-experimental. A experiência científica e a investigação experimental. Âmbito e limites da investigação experimental em ciências humanas.
Métodos de ensino e avaliação
Apresentações com recurso a imagem, filme, debate, convidados externos, recensões, trabalho cooperativo, exposições individuais e em grupo. Avaliação contínua é e completa-se com apresentação oral individual do Projecto.