Disciplina Curricular

Treino do Jovem Atleta TJA

Mestrado Bolonha em Treino de Alto Rendimento - 205_Plano de Estudos

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A disciplina visa transmitir aos estudantes os conhecimentos teóricos necessários para a organização do processo de treino no desporto infanto-juvenil.Mais especificamente procura-se:1. Dotar os estudantes do conhecimento sobre as particularidades etárias dos jovens praticantes em diferentes fases do desenvolvimento e a influência da maturação no desempenho motor.2. Gerar competências de organização e condução do processo de treino baseado numa progressão adequada nos conteúdos que devem ir acompanhando a evolução dos jovens praticantes.3. Assegurar a articulação dos conhecimentos e competências adquiridas pelos estudantes noutras áreas disciplinares com os objetivos específicos do treino no desporto infanto-juvenil.

Programa

1. Objetivos do desporto infanto-juvenil. Benefícios e riscos da prática desportiva na idade pediátrica. Etapas do desenvolvimento humano. Desenvolvimento dos sistemas ósseo, muscular e cardiovascular. Desenvolvimento motor. Maturação. Efeitos de treino desportivo sobre os processos de crescimento e maturação. Importância da avaliação da idade biológica.2. Desempenho motor e maturação. Desenvolvimento muscular na idade pediátrica. Influência da maturação no desempenho aeróbio. Influência da maturação no desempenho anaeróbio. Maturação e sucesso competitivo.3. Conceito da prontidão desportivo-motora. Treinabilidade e maturação. Períodos sensíveis para o desenvolvimento dos diversos fatores de rendimento. Retenção das adaptações funcionais e motoras.4. Treino das capacidades coordenativas com crianças e jovens.5. Treino da velocidade com crianças e jovens.6. Treino de força com crianças e jovens.7. Treino de resistência com crianças e jovens.8. Preparação a longo prazo no desporto infanto-juvenil. Especialização precoce e as suas consequências. Particularidades da organização da preparação desportiva a longo prazo em diversos grupos de modalidades. Modelos de preparação desportiva a longo prazo.9. Talento desportivo. Desenvolvimento individual. Hereditariedade das aptidões e habilidades motoras. Conceito de seleção desportiva. Seleção desportiva vs deteção de talentos. “Prós” e “contras” da seleção desportiva. Princípios metodológicos da seleção desportiva a longo prazo. Etapas da seleção desportiva (objetivos, critérios e indicadores).

Métodos de ensino e avaliação

Os estudantes poderão optar por um dos seguintes modelos de avaliação alternativos:Avaliação contínua implica:1) assistência do estudante, no mínimo, a 2/3 das aulas efetivamente realizadas;2) realização de um teste escrito (nota mínima de 9,5 valores, 70% da nota final) e3) realização de uma recensão bibliográfica de 4-5 artigos científicos centrados na temática do desporto infanto-juvenil (nota mínima de 9,5 valores, 30% da nota final).Avaliação final. Para os estudantes que não optaram pela avaliação contínua ou que reprovaram nos diferentes momentos desta, a avaliação final é constituída por:1) exame final escrito (com nota mínima de 9,5 valores, 70% da nota final);2) realização de uma recensão bibliográfica de 4-5 artigos científicos centrados na temática do desporto infanto-juvenil (nota mínima de 9,5 valores, 30% da nota final).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre