Disciplina Curricular

Liderança e Relações Interpessoais LRI

Mestrado Bolonha em Treino de Alto Rendimento - 205_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 205_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano S1

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Adquirir conhecimentos avançados acerca das problemáticas da liderança e sobre os modelos otimização das relações interpessoais. 2. Conhecer os quadros conceptuais atuais relativos ao estudo da liderança; 3. Dotar os alunos de compreensão das maneiras fundamentais pelas quais a liderança é praticada nas organizações. 4. Avaliar as práticas de liderança relevantes para as organizações contemporâneas. 5. Desenvolver competências de liderança que permitam exercer funções nas diversas organizações. 6. Dotar o estudante de capacidade de análise, discussão e decisão face a problemas relacionados as questões da otimização das relações interpessoais.

Programa

PARTE I - A liderança enquanto fenómeno 1. A liderança como fenómeno complexo: da abordagem fenomenológica às abordagens pragmáticas. 2. Rede nomotética da liderança: liderança e gestão. A eficácia da liderança, eixos e valências. PARTE II – As teorias da liderança. 1. Múltiplas teorias e uma identidade. 2. Teorias clássicas da liderança. 3. Lideranças neo-carismáticas. Carisma e liderança carismática, liderança transformacional (e pseudo-transformacional) e transacional, lideranças autênticas e a liderança ética. A liderança servidora). 4. Abordagens críticas da liderança: lideranças tóxicas, liderança distribuída e elusiva, auto-liderança. 5. Avaliação da liderança: instrumentos e procedimentos. 6. A liderança no ambiente desportivo. PARTE III – Relações Interpessoais. 1. Grupos, equipas e liderança em contexto organizacional. 2. Estrutura e processo das equipas (coesão, gestão do poder, tomada de decisão, autocrítica e tolerância à frustração). Promoção do trabalho em equipa.

Métodos de ensino e avaliação

Metodologias de ensino (avaliação incluída): O ensino organiza-se em torno de (1) sessões presenciais de carácter teórico para enquadramento conceptual e colocação/resolução de problemas. Estas sessões, presenciais, visam a articulação entre aspetos conceptuais e as problemáticas de intervenção, articulando-se com as sessões teórico-práticas, envolvendo, estas, (2) a apresentação e discussão de textos de natureza teórica e de investigações pela realização de trabalhos em grupo, escritos e orais. A avaliação será composta por: 1- um trabalho de grupo selecionado dentro de uma das áreas temáticas, apresentado em aula e por escrito no formato de lição (50%); 2- Realização de teste escrito sobre a totalidade das matérias expostas nas aulas teóricas (50%).

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre