Disciplina Curricular
Métodos de Investigação Científica MICienti
Mestrado Bolonha em Treino de Alto Rendimento - 205_Plano de Estudos
Contextos
Grupo: 205_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Entender as fases de um processo de pesquisa. 2. Conhecer os tipos de pesquisa. 3. Conhecer os principais designs experimentais. 4. Conhecer os principais problemas e efeitos que intervêm na pesquisa em desporto.
Programa
1 – Conhecimento e ciência. Teorias, modelos e hipóteses. Pensamento dedutivo e indutivo. Pesquisa qualitativa e quantitativa. 2 – Organização metodológica da pesquisa. Tipos de pesquisa. A questão da validade ecológica e a interferência do observador. 3 – Designs de pesquisa: experimentais, quasi-experimentais e naturalistas. População e amostra. Tipos de variáveis. 4 – Designs de experimento único, pre-post, de medidas repetidas. Estudo de caso, amostras selecionadas por critério, amostras selecionadas aleatoriamente. 5 – Fontes de erro: do investigador, do sujeito, do instrumento. Efeitos observados na pesquisa. 6 – A discussão dos resultados e a referência teórica de base. 7 – Estruturação da dissertação de mestrado: erros mais comuns e técnica de redação do documento.
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino segue uma lógica de desenvolvimento de conhecimento centrado nos alunos. Para tal, os estudantes são estimulados a selecionar artigos científicos, dentro da área de mestrado, que lhes servirão de referência. A avaliação é efetuada através da realização escrita de um projeto de investigação.