Disciplina Curricular

Crescimento e Maturação e Desempenho Desportivo CMDD

Mestrado Bolonha em Treino de Alto Rendimento - 205_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 205_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Análise das adaptações maturacionais e morfológicas (forma, dimensão e composição corporal) que servem de suporte aos mecanismos de transformação da resposta motora durante o crescimento.

Programa

1 – Crescimento e rendimento: Curvas crescimento, equilíbrio energético, estabilidade e homeostasia. Fases de crescimento e atividade física. Picos de velocidade. 2 – Maturação biológica e desempenho desportivo: Maturidade ou idade fisiológica de sujeitos ativos e sedentários. Maturacão, nutrição e desempenho. Métodos de avaliação da maturação. Desempenho anaeróbio, aeróbio e maturação. Conceito de prontidão desportivo-motora. Treinabilidade e maturação. Períodos sensíveis; 3 – Composição corporal, somatótipo e desempenho desportivo: Diferentes constituintes da massa corporal. Especialidade atlética e robustez física. Consequências da atividade física na composição corporal. Crescimento e pasticidade do somatótipo; 4 – Modelação do sucesso: O talento como estratégia evolutiva. Atributos. Dádiva, ou oportunidade de prática. Talento geral e específico. Treino das capacidades coordenativas e condicionantes. Preparação a longo prazo. Especialização precoce. Seleção vs deteção.

Métodos de ensino e avaliação

4 a 12 horas semanais de aulas que servem para transmitir conteúdos de natureza teórica e efetuar fichas práticas, manusear material antropométrico, contactar com técnicas e métodos de avaliação. Para que as aulas funcionem como forma de motivação e meio de assimilação são utilizados: (1) produtos multimédia, (2) equipamentos laboratoriais que permitem a experimentação de medida; (3) página web da disciplina http://www.fmh.utl.pt/sga/ onde podem ter acesso a toda a informação sobre os (a) Docentes, (b) Avaliação, (c) Programa, (d) Bibliografia, (e) Textos de apoio etc. Os alunos podem optar, dependendo das suas características e número, por dois modelos de avaliação: (1) avaliação contínua ou (2) avaliação final. A avaliação contínua serve os alunos que se encontrarem no regime presencial. Neste caso, o estudante deverá realizar uma pesquisa bibliográfica, apresentar um estudo de caso, e entrega um dossier. Os alunos podem ainda fazer exame escrito final, de 1ª e 2ª época.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre