Disciplina Curricular

Modificação Comportamental MC

Mestrado Bolonha em Treino de Alto Rendimento - 205_Plano de Estudos

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Dotar o estudante de conhecimento e capacidade suficientes de análise, discussão e de decisão face a problemasrelacionados com a autorregulação e modificação dos comportamentos de atividade física, alimentação e outros emcontextos de promoção da saúde; 2. Identificar e analisar criticamente as teorias e os determinantes mais importantes na área regulação individual doscomportamentos relacionados com a saúde; 3. Discutir e aplicar princípios e técnicas de intervenção dirigidas ao desenvolvimento da motivação e capacidade deautorregulação associada à modificação e manutenção dos comportamentos em causa, incluindo a utilização denovas tecnologias.

Programa

1. A área de estudos de Saúde Comportamental e Preventiva. A Medicina Preventiva, respetivos processos eindicadores de sucesso; 2. Teorias e modelos de comportamento e mudança comportamento de saúde. Modelos motivacionais e deautorregulação; 3. O contínuo motivacional de acordo com a Teoria da Autodeterminação (TAD). A quantidade e a qualidade damotivação e consequências psicológicas; 4. Técnicas de aconselhamento e de intervenção. Estratégias de suporte à competência, à autonomia e aorelacionamento positivo. As técnicas de motivação e modificação comportamental (BCTs e MBCTs); 5. A Entrevista Motivacional, a Terapia da Aceitação e Compromisso (ACT) e outros modelos de mudançacomportamental; 6. Aspetos psicossociais da obesidade no contexto da mudança comportamental e da intervenção em saúde, 7. O uso das novas tecnologias de informação e comunicação na modificação comportamental em saúde

Métodos de ensino e avaliação

O programa está dividido em curso teórico (aulas de 50 min) e em curso teórico-prático (aulas de 100 min). No cursoteórico-prático aprofunda-se cada um dos temas apresentados no curso teórico. No trabalho autónomo é privilegiadoa realização de trabalhos em grupo e de fichas. Modelo de avaliação contínua: Realização de 2 frequências escritas, com igual ponderação. Para ser aprovado, o alunodeve obter uma média ponderada nos 2 momentos de avaliação igual ou superior a 10 valores. A 2ª frequência escritarealiza-se no mesmo dia do exame de época normal. Modelo de avaliação final: Realização de um exame final escrito. O aluno reprova com classificação inferior a 10,0valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre