Disciplina Curricular

Exercício Físico e Doença Neurológica EFDN

Mestrado Bolonha em Treino de Alto Rendimento - 205_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 205_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2º Ano S2

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Dominar conceitos como estado de saúde e doença, nomeadamente estado de saúde física, cognitiva ecomportamental, no contexto da doença neurológica; 2. Reconhecer a patologia neurológica na sua perspetiva multifacetada e a sua possível interferência com os quadrosmotor e sensorial, e as capacidades cognitiva e comportamental; 3. Distinguir sintomas associados ao envelhecimento de sintomas como sinais de patologia neurológica em evolução,que possam limitar a implementação de um programa de exercício físico; 4. Reconhecer a importância dos conceitos de funcionalidade e de autonomia nas patologias neurológicas; 5. Transmitir o conceito de qualidade de vida e o conceito de envelhecimento bem-sucedido; 6. Identificar sintomas cardinais das patologias neurológicas crónicas, com especial ênfase nas patologias crónicasneurodegenerativas.

Programa

1. A abordagem de patologias específicas: a doença vascular cerebral e as suas manifestações diversificadas (adoença aguda e a doença crónica, a doença facilmente reconhecida e a doença “silenciosa”); Demências e defeitocognitivo e as suas diferentes etiologias; As síndromes extrapiramidais e a sua a implicação na marcha, entre outros; 2. Os problemas de adesão ao plano de exercício, nomeadamente de origem comportamental e física no contexto dedoença neurológica, bem como as limitações que tais problemas acarretam na implementação de um programa deexercício físico; 3. A evidência existente (e as lacunas na literatura) para a implementação de programas de exercício físico napatologia neurológica; 4. O contacto com a dificuldade de realizar uma investigação científica que envolva doentes com patologianeurológica. A limitação da investigação. Até onde se pode ir e o que se pode inferir.

Métodos de ensino e avaliação

possibilidade de discussão sobre cada um dos temas específicos. Nas aulas práticas serão discutidos casos clínicosde doentes com as patologias estudadas. O trabalho autónomo envolve a realização de trabalhos em grupo, a análisede casos clínicos e de fichas, complementado pela consulta e leitura da bibliografia de suporte à unidade curricular.Serão testadas formas de implementação de programas de exercício em casos clínicos exemplificativos. O modelo de avaliação final consiste na realização de um exame escrito. O estudante será aprovado e dispensa deexame oral se obtiver uma classificação igual ou superior a 12 valores (numa escala de 0-20). Com uma classificaçãoentre 10 valores e inferior a 12 valores o aluno deverá fazer um exame oral. O aluno não será aprovado se obtiver umaclassificação inferior a 10 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre