Disciplina Curricular

Prescrição e Programação do Exercício Físico PPEF

Mestrado Bolonha em Treino Desportivo - 3_Plano de Estudos

Contextos

Grupo: 3_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Ramos > Ramo Profissionalizante > Optativas > 111_Optativa IV - Treino Desportivo

Período:

Grupo: 3_Plano de Estudos > 2º Ciclo > Ramos > Ramo Investigação > Optativas > 111_Optativa IV - Treino Desportivo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Enumerar e discutir os fatores a considerar no planeamento e na implementação de programas de exercício empessoas aparentemente saudáveis e/ou com doença crónica; 2. Enumerar, discutir e explicar os parâmetros do planeamento e da implementação de programas de exercício parapessoas aparentemente saudáveis e/ou com doença crónica; 3. Identificar, discutir e explicar os mecanismos que podem determinar a heterogeneidade das respostas intra einterindividuais ao exercício, para personalizar e otimizar as adaptações com segurança em função de biomarcadorese das condições ambientais; 4. Identificar, discutir e explicar as alterações fisiológicas, celulares, moleculares e funcionais em diferentes faixasetárias e de que forma estas devem ser consideradas aquando do planeamento e prescrição de exercício para pessoasaparentemente saudáveis e/ou com doença crónica; 5. Identificar e aplicar soluções instrumentais e digitais para o diagnóstico e a implementação de programas deexercício.

Programa

1. Processos de diagnóstico inicial e desenvolvimento de programas de exercício individualizados e segurosconsiderando indicadores pessoas e ambientais: fenotipagem instrumental e digital; 2. Influência do exercício físico na comunicação entre os diferentes órgãos responsáveis pelas adaptações sistémicasem pessoas aparentemente saudáveis e/ou com doença crónica, 3. Heterogeneidade na resposta à prática de exercício: conceito de variabilidade de resposta intra e interindividual eplausibilidade genómica, celular e molecular; 4. Interação entre fatores genéticos e ambientais: implicações para a prescrição do exercício e para as adaptaçõesorgânicas; 5. Prescrição do exercício e ciclos circadiários: a influência do momento do exercício nas adaptações fisiológicas; 6. Treino aeróbio vs. treino de força: efeitos de interferência, vias de sinalização, adaptações moleculares e celulares; 7. Adaptações ao exercício realizado em condições de baixa, normal e elevada disponibilidade energética.

Métodos de ensino e avaliação

Nas aulas teóricas é utilizado o método expositivo através da apresentação oral de conteúdos, com possibilidade dediscussão sobre cada um dos temas específicos. Nas aulas práticas serão analisados estudos de caso que permitirãoaprofundar conhecimentos e desenvolver competências. Nestas aulas serão também analisadas e experimentadassoluções instrumentais e digitais de fenotipagem nos âmbitos do diagnóstico e da prescrição. O trabalho autónomoenvolve a análise e preparação de fichas sobre prescrição de exercício em estudos de caso, complementados peloestudo regular e consulta da bibliografia fornecida ao longo do curso. O modelo de avaliação final consiste narealização de um exame escrito. O estudante será aprovado e dispensa de exame oral se obtiver uma classificaçãoigual ou superior a 12 valores (escala de 0-20). Com uma classificação entre 10 e 12 valores o aluno deverá fazer umexame oral. O aluno não será aprovado se obtiver uma classificação inferior a 10 valores.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre