Disciplina Curricular

Reabilitação Cardíaca RC

Mestrado Bolonha em Treino Desportivo - 3_Plano de Estudos

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar formação especializada no âmbito da reabilitação cardíaca desenvolvendo as seguintes competências: (1) Dominar o modelo conceptual de reabilitação cardíaca; (2) Saber efetuar o encaminhamento e seleção dos serviços adequados ao estatuto clínico do doente cardíaco; (3) Dominar os modelos de prescrição do exercício para doentes cardíacos; (4) Saber efetuar o controlo das variáveis hemodinâmicas do doente cardíaco durante a prática de exercício físico; (5) Saber efetuar o planeamento de sessões de exercício físico para pessoas com doença cardiovascular inseridas em micro-ciclos de intervenção; (6) Aconselhamento da atividade física nos programas de reabilitação cardíaca.

Programa

(1) O processo de reabilitação cardíaca: metas, objetivos, candidatos e fases. As componentes fundamentais de um programa de reabilitação cardíaca. Panorama da reabilitação cardíaca em Portugal. (2) Estratificação de risco: Determinação do risco clínico para a prática de exercício físico e perfil de fatores de risco cardiovascular. Interpretação dos resultados da avaliação cardiovascular e de aptidão física de doentes cardíacos. (3) Programas de reabilitação cardíaca (fase internamento e ambulatório). A educação e modificação do perfil de fatores de risco. A qualidade de vida de doentes cardíacos. (4) Perfil de atividade física de pessoas com doença cardiovascular. (5) Respostas agudas e adaptações crónicas do exercício físico em pessoas com doença cardíaca. A prescrição do exercício para doentes cardíacos, nomeadamente doença das artérias coronárias, insuficiência cardíaca e pós-transplante cardíaco. (6) A reabilitação cardíaca para doentes idosos e do género feminino.

Métodos de ensino e avaliação

O aluno opta por avaliação final ou contínua. Avaliação contínua – 1 exame escrito individual, organização de um workshop e um trabalho de projeto em grupo durante o semestre, cada um cotado para 20 valores. O exame escrito individual vale 60% e a média do workshop e do trabalho de projeto 40% da nota final. O aluno é considerado aprovado na avaliação contínua sempre que a nota final for igual ou superior a 10 valores, e nenhuma das notas seja inferior a 8 valores. O aluno que reprovar na avaliação contínua tem a possibilidade de se inscrever no exame final de recurso. Avaliação final – prova escrita sobre toda a matéria no período de avaliação de semestre proposto pelo Conselho Pedagógico, e de prova oral. Para acesso à prova oral, o aluno tem de obter classificação igual ou superior a 10 valores no exame escrito.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2017/2018 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre

2015/2016 - 1 Semestre