Disciplina Curricular

Desenvolvimento de Padrões Motores DPM

Mestrado Bolonha em Treino Desportivo - 3_Plano de Estudos

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Conhecer os diferentes paradigmas de análise e interpretação do processo de evolução de habilidades motoras 2. Compreender o processo de desenvolvimento das habilidades motoras 3. Compreender as sequências evolutivas de habilidades motoras locomotoras, axiais e manipulativas 4. Dominar as técnicas de avaliação qualitativa e quantitativa de diversas habilidades motoras 5. Identificar os efeitos da influência de fatores biológicos, percetivos, cognitivos, ambientais e do ensino.

Programa

Desenvolvimento de conceitos fundamentais. Breve análise histórica do estudo de habilidades motoras.Estabilidade e mudança no processo de desenvolvimento.O estudo do desenvolvimento centrado na dinâmica do sujeito, dos mecanismos implicados,das diferenças individuais,das influências do envolvimento e das relações entre o sujeito e o envolvimento (Asendorf & Valsiner, 1992).Diversidade de posições teóricas do desenvolvimento humano e varáveis influentes.O fenómeno do “tracking” e o processo de estabilidade e mudança nos padrões motores. Descrição do processo evolutivo de habilidades motoras(A pirâmide de desenvolvimento das ações motoras (Gallahue,2002).A perspetiva geral e evolutiva da mobilidade fetal e a fase dos movimentos reflexos.Motricidade involuntária e reflexa no recém-nascido.As aquisições fundamentais no primeiro ano de vida.Efeitos de estimulação.Os movimentos rudimentares. A aquisição das sequências manipulativas e locomotoras.O desenvolvimento postural.Fatores influ

Métodos de ensino e avaliação

Elaboração de Trabalho temático. A avaliação será efetuada através de um trabalho escrito sobre um conjunto de temas propostos (constituição de um banco de dados) que inclua aspetos relacionados com a observação e medida de habilidades motoras. Este trabalho será planificado de acordo com as indicações do regente da cadeira em termos de revisão de literatura, metodologia e recolha de dados.

Disciplinas Execução

2015/2016 - 1 Semestre