Disciplina Curricular

Fisiologia do Exercício na Criança FEC

Mestrado Bolonha em Treino Desportivo - 3_Plano de Estudos

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Descrever e explicar as implicações da prática regular de atividades físicas (formais e não formais) no processo de Desenvolvimento da Criança (crescimento e maturação);2. Descrever os processos adaptativos subjacentes, agudos e crónicos, enquadrando este conteúdo com a literatura existente na área da fisiologia pediátrica;3. Conhecer a fundamentação fisiológica dos benefícios da atividade física regular (atividades desportivas e recreativas), em termos gerais, e da população infantil em particular;4. Fornecer os conhecimentos teóricos fundamentais para permitir a avaliação crítica de programas de atividades físicas para crianças. 5. Perceber as particularidades e características essenciais da metodologia científica aplicadas a esta população especial; 6. Debater e analisar casos práticos abordados a partir da perspetiva fisiológica.

Programa

Conceitos de estímulo e adaptação. Adaptações agudas e crónicas. Abordagem sistémica. Homeostasia e autopoiese.Desenvolvimento motor (crescimento e maturação). Pirâmide de desenvolvimento das destrezas motoras. Cultura motora.Tarefa motora, como unidade funcional adaptativa. Objetivos e condições de realização. Estrutura e Natureza da tarefa. Capacidades e performance. Critério de êxito.A capacidade cardiorespiratória, traduzida pelo conceito de consumo máximo de oxigénio (max. - potência aeróbia máxima) como conteúdo central para entender as perspetivas bio-energéticas. Respiração celular. Esforço e fadiga. Processos anabólicos e catabólicos. Bioenergética e Nutrição. Sistemas de ressíntese de energia (ATP). Características funcionais. Nutrientes abordagem funcional, geral e aplicada ao exercício e esforço.Adaptações ventilatórias, pulmonares e respiratórias. Fase de captação de oxigénio.Adaptações sanguíneas. Fixação e transporte de gases no sangue. Hemoglobina. Adaptações cardiovas

Métodos de ensino e avaliação

Teste escrito sobre os conteúdos programáticos principais. Trabalho de pesquisa individual sobre uma adaptação ao esforço em crianças.

Disciplinas Execução