Disciplina Curricular
Motricidade Infantil MInf
Mestrado Bolonha em Treino Desportivo - 3_Plano de Estudos
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1.Identificar de forma pertinente as questões relacionadas com o desenvolvimento da criança em particular o seu desenvolvimento motor e lúdico; 2.Analisar as questões relacionadas com a intervenção pedagógica em motricidade infantil(objetivos, conteúdos, áreas e campos de intervenção, organização das situações de ensino-aprendizagem, etc.) 3.Adquirir conhecimentos sobre o ensino de tarefas motoras na infância 4.Dominar o conhecimento e identificação de situações práticas em motricidade infantil 5.Discutir criticamente as principais orientações de investigação em ensino, seus fundamentos,resultados e implicações para a promoção da qualidade do ensino 6.Analisar a ecologia de uma aula nas suas dimensões estruturais e funcionais. 7.Justificar os princípios de utilização das estratégias e técnicas de ensino na gestão da ecológica dos sistemas de tarefas da aula:instrução;gestão/organização;e social do grupo classe 8.Definir de modo fundamentado o conceito de Supervisão Pedagó
Programa
1- Módulo de Análise e Intervenção em Motricidade Infantil Os conteúdos do módulo de Análise e intervenção em motricidade infantil organizam-se em quatro blocos temáticos: 1- Aspetos históricos do ensino da motricidade infantil: As referências históricas e atuais (ginástica infantil, educação física infantil, minis e jogos pré-desportivos, educação psicomotora e motricidade infantil) em termos Nacionais e Internacionais. Princípios norteadores e regras fundamentais no ensino de atividades motoras na infância. 2- A intervenção pedagógica em motricidade infantil: Os objetivos gerais e específicos. Caracterização dos diversos campos de intervenção. As áreas de intervenção (fundamental, gímnica, expressiva, jogos, exploração da natureza, aquáticas e integradas). Estrutura da aula e situações de aprendizagem.Apresentação das atividades e gestão da aula.O aperfeiçoamento motor e nível de progressão do aluno.As situações de ensino (jogo livre, ensino por “aménagement” e ensino dirigido)
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação na disciplina incidirá sobre um trabalho teórico escrito de desenvolvimento de um dos blocos temáticos tratados à escolha do formando. Na sua apreciação serão considerados os seus conteúdos e forma, com base nos seguintes parâmetros: ·Justificação/fundamentação do tema escolhido. ·Correção do conteúdo teórico do trabalho. ·Coerência revelada na estrutura do trabalho. ·Diversidade de fontes bibliográficas mobilizadas. ·Clareza na expressão escrita. ·Originalidade no tratamento do tema