Disciplina Curricular

Resiliência no desenvolvimento humano RDH

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento e compreensão ? Compreender os princípios da ciência da prevenção e da sua aplicação no âmbito da saúde mental e do bem-estar das crianças e dos jovens ? Definir resiliência e traçar o seu desenvolvimento a partir da noção de invulnerabilidade até à perspetiva transacional contexto-indivíduo ? Analisar e avaliar criticamente as principais teorias e modelos da resiliência dentro das cinco vagas de investigação em resiliência ? Analisar criticamente os principais fatores de risco de proteção para crianças e jovens provenientes de contextos marginalizados e vulneráveis incluindo trauma, pobreza, minorias étnicas e migração forçada Competências ? Aplicar o quadro conceptual da ciência de prevenção para perceber e promover a saúde mental e o bem-estar de crianças e jovens, incluindo os mais vulneráveis ? Aplicar as teorias e modelos de resiliência, incluindo os processos de proteção identificados, para promover a resiliência das crianças e jovens vulneráveis marginalizados

Programa

? Promoção da saúde mental e ciência de prevenção (enquadramento conceptual da promoção de saúde, prevenção e intervenção em saúde mental nas escolas, modelo das três camadas) ? Definição de resiliência, desenvolvimento do construto da invulnerabilidade à perspetiva transacional ? As cinco vagas de investigação na área da resiliência ? Modelos de resiliência (ecológica; diferentes referenciais teóricos da resiliência) ? Os fatores de risco como o trauma, a privação socioeconómica, a migração forçada e as minorias étnicas, culturais e linguísticas ? Os fatores protetores nos vários sistemas

Métodos de ensino e avaliação

No âmbito da unidade Curricular serão privilegiadas as seguintes metodologias: - Exposição de conteúdos teóricos - “Flipped Classroom” - sala de aula invertida, com distribuição prévia dos conteúdos a trabalhar e tempo em classe utilizado para aprofundar temas, criar oportunidades de aprendizagem mais enriquecedoras e maximizar as interações face a face - Dinâmicas de grupo e discussão dos conteúdos teóricos nas aulas teórico-práticas - Acompanhamento e monitorização da preparação do portefólio Esta unidade curricular será avaliada através de um portefólio que inclui: - As várias tarefas no âmbito dos respetivos tópicos (20%) - Reflexões de aprendizagem no final de cada tópico (40%) - Trabalho final até 2000 palavras (40%) A extensão do portefólio pode variar entre 4000 e 6000 palavras

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre