Disciplina Curricular
Competências e pedagogia na educação para a resiliência CPER
Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022
Contextos
Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Analisar abordagens didáticas e experienciais na educação para a resiliência e os elementos da abordagem SAFE Analisar os elementos que favorecem a inclusão, participação e aprendizagem. Comparar métodos para avaliação de conhecimentos, atitudes e skills de resiliência Descrever criticamente a importância de competências de resiliência para um desenvolvimento saudável face às teorias e investigações relevantes. Descrever programas para o ensino da resiliência em diferentes níveis educacionais. Analisar abordagens didáticas e experienciais na educação para a resiliência e os elementos da abordagem SAFE Analisar os elementos que favorecem a inclusão, participação e aprendizagem. Comparar métodos para avaliação de conhecimentos, atitudes e skills de resiliência Descrever criticamente a importância de competências de resiliência para um desenvolvimento saudável face às teorias e investigações relevantes. Descrever programas para o ensino da resiliência em diferentes níveis educacionais.
Programa
Esta unidade irá explorar: 1. Aprendizagem experiencial colaborativa e inclusiva 2. Abordagem SAFE 3. Avaliação de competências de resiliência 4. Desenvolvimento e implementação de programas de promoção resiliência 5. Introdução ao Currículo Europeu para a Resiliência - RESCUR 6. Competências da Resiliência – Estudos de caso de atividades do RESCUR:Relacionamentos e Comunicação, Pensamento Positivo, Autodeterminação, Desenvolvendo áreas fortes, Transformando Desafios em Oportunidades, Lidando com adversidades, Lidando com a rejeição, Lidando com conflitos familiares, Lidando com perdas e bullying e lidando com mudanças e transições).
Métodos de ensino e avaliação
Prioritariamente serão utilizadas metodologias ativas como role plays, discussão e reflexão individual e em pequeno grupo. A avaliação mediante Portefolio de aprendizagem inclui 1. Planeamento, descrição de atividades do Rescur (30%) - 6 atividades que poderão ser retiradas do Curriculo Rescur ou outro, que deverá implementar e descrever. 2. Respostas a questões (exercícios reflexivos e atividades de aprendizagem baseadas em problemas) (20%) - 10 questões de desenvolvimento breve. 3. Ensaios escritos individuais (50%) Trabalhos escritos de desenvolvimento temático: 1-Preparação, implementação de plano de sessão (1000 palavras); 2 - Revisão crítica da literatura 2 competências RESCUR (2000 palavras); 3 - Análise crítica das indicações para o Professor dos Manuais RESCUR nos três níveis etários (1000 palavras).