Disciplina Curricular

Planeamento, implementação e avaliação de programas de resiliência PIAPR

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender o modelo de planeamento geral para o desenvolvimento de um plano de um programa de prevenção/resiliência Definir a qualidade da implementação e os fatores que influenciam a qualidade da implementação, incluindo a adaptação e integridade do programa Compreender a importância da prontidão da comunidade escolar para a mudança, para implementar e avaliar programas de prevenção e resiliência com sucesso Analisar criticamente as evidências sobre a eficácia dos programas de prevenção/resiliência Competências: Demonstrar a capacidade para usar um modelo de planeamento geral para desenvolver um plano de um programa de prevenção/resiliência e de avaliar criticamente a qualidade da implementação Aplicar estratégias eficazes para melhorar o estado da prontidão escolar necessária para o sucesso da implementação de programas de prevenção e resiliência Utilizar checklists para monitorizar a implementação e os resultados dos programas

Programa

Tópico 1. Modelos de planeamento e enquadramento sobre a modificação do comportamento Introdução ao Planeamento Modelo Geral de Planeamento Programa de modelos lógicos Tópico 2. Qualidade da implementação Qualidade de implementação (QI): definição, componentes, atores que influenciam a QI, custos de ignorar o QI, medidas Adaptação e integridade do programa Prontidão escolar: dimensão, graus, ações para melhorar a prontidão escolar, medidas Tópico 3. Avaliação O conceito de eficácia e uma abordagem baseada em evidências Bases de dados baseadas em evidências (SAMHSA, CASEL ..) Ferramentas úteis: Preffi instrument Tipos de avaliação: processo, resultado / impacto, custo-benefício

Métodos de ensino e avaliação

Exposição dos conteúdos teóricos nas aulas teóricas Discussão dos conteúdos teóricos nas aulas teórico-práticas através da apresentação de trabalhos realizados pelos alunos Apresentação de sinteses de artigos científicos Avaliação: Trabalho de grupo com a apresentação oral e escrita (70%) Apresentação de artigo científico (30%)

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre