Disciplina Curricular
Processos contextuais na promoção da resiliência: climas de sala de aula e escolar PCPR
Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022
Contextos
Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade, os participantes serão capazes compreender e ser competentes em: ? A - Descrever os conceitos centrais da educação inclusiva e as estratégias para promover ambientes inclusivos de sucesso. ? B – Compreender, analisar criticamente as vantagens e desenhar estratégias de aprendizagem cooperativa em intervenções no âmbito da resiliência. ? C - Compreender a importância das relações afetivas no processo de promoção da resiliência e conceber estratégias eficazes para incentivar estas relações na sala de aula. ? D - Identificar os principais modelos e conceber estratégias de regulação socioemocional para promover clima de sala de aula. ? E - Discutir criticamente a importância de identificar e garantir a necessidade de apoio extra de alguns alunos, evitando a estigmatização. ? F - Avaliar a importância dos processos colaborativos em comunidades de prática.
Programa
Esta unidade de estudo apresentará as principais dimensões relacionadas com os processos contextuais na escola e na sala de aula para a promoção da resiliência, gestão do clima da sala de aula e intervenção com alunos em risco. Serão apresentados os principais tópicos relacionados com a promoção de um clima de sala de aula positivo, com foco em modelos de análise e estratégias. Relações afetivas promotoras de uma regulação socioemocional e de um clima de sala de aula positivo, constituem outro tópico. Também abrangerá aspetos determinantes como diversidade e inclusão e irá explorar o papel do professor na identificação e encaminhamento de alunos em risco. Mais especificamente, irá explorar os seguintes conteúdos: ? 1. Inclusão, interculturalismo e respostas à diversidade ? 2. Aprendizagem colaborativa/cooperativa ? 3. Relações afetivas e comportamento positivo na sala de aula ? 4. Identificação de necessidades de apoio ? 5. Processos colaborativos e comunidades de prática na escola
Métodos de ensino e avaliação
A metodologia de ensino a desenvolver é coerente com a preconizada para todo o curso e irá mobilizar os recursos produzidos nos projetos associados, tais como apresentações de conteúdos em PowerPoint, propostas de discussões e tarefas em pequenos grupos, leitura de artigos, exercícios de autorreflexão, atividades baseadas na resolução de problemas (e.g. estudos de caso, role playing) e vídeos. Para avaliar esta unidade de estudo, os alunos devem escrever uma análise crítica (5000 palavras no máximo, estilo APA) com base na sua experiência e nos conteúdos apresentados. Nesta análise devem caracterizar os processos contextuais em sua turma/escola e assinalar as mudanças que podem ser realizadas para promover a resiliência.