Disciplina Curricular

Trabalho com a família e com os profissionais na promoção da resiliência TFPPR

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Conhecimento ? Ter uma ideia crítica da literatura sobre envolvimento parental e da comunidade na educação para a resiliência ? Descrever e analisar formas dos profissionais colaborarem com os pais na educação para a resiliência ? Descrever e analisar formas dos pais promoverem o desenvolvimento da resiliência dos filhos ? Ter uma ideia crítica das potencialidades da inter e transdisciplinaridade no desenvolvimento resiliente ? Descrever formas da comunidade melhorar as oportunidades de crescimento resiliente Competências ? Refletir criticamente no envolvimento passado e presente na colaboração com pais, ou falta dela ? Elaborar, implementar e avaliar formas de construir uma cooperação positiva com as famílias ? Demonstrar competências para a educação dos pais com vista à promoção da sua própria resiliência ? Desenvolver estratégias para os pais se envolverem na construção da resiliência dos filhos ? Demonstrar capacidade de envolvimento com profissionais e a comunidade

Programa

Esta unidade curricular aponta questões relacionadas com o envolvimento parental e da comunidade em programas de resiliência na escola, em contextos da educação desde o pré-escolar. Assinala vários focos: em primeiro refere a importância do envolvimento parental na educação das crianças e adolescentes e a colaboração casa-escola. De seguida discute como a comunicação e cooperação entre casa e escola podem ser desenvolvidas. Posteriormente refere como os pais podem promover a resiliência dos seus filhos. Por fim, destaca a escola como promotora da resiliência dos pais, modelos fundamentais para os seus filhos. Mais especificamente, esta unidade explorará os seguintes tópicos: ? Colaboração escola-casa na educação para a resiliência de crianças e adolescentes ? Comunicação com os pais na construção da resiliência ? Apoio na resiliência dos pais ? Trabalhar como parte de uma equipa

Métodos de ensino e avaliação

Esta Unidade curricular será avaliação através de uma trabalho escrito como se descreve de seguida: Descrever e refletir sobre forma(s) de colaboração com pais ou outros profissionais para ensinar aos alunos uma competência de resiliência particular. Analise da experiência para assinalar os aspetos mais importantes desta colaboração sendo que deve em simultâneo mobilizar referências relevantes da literatura

Disciplinas Execução

2023/2024 - 2.º semestre

2022/2023 - 2.º semestre

2021/2022 - 2.º semestre