Disciplina Curricular

Opção I.B - Mentoria e apoio entre pares MAP

Mestrado Bolonha em Resiliência na Educação - 1_Plano de Estudos_2021/2022

Contextos

Grupo: 1_Plano de Estudos_2021/2022 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Opções > Opção 1ºAno/1ºSemestre

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC está focada no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionados a esquemas de tutoria, como resultado, os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender a mentoria e sua aplicação no mundo atual; 2. Identificar e discutir as competências de ajuda necessárias para criar, manter e fazer a transição de relacionamentos bem-sucedidos com os indivíduos alvo de apoio; 3. Rever, documentar, avaliar e aplicar princípios de práticas de mentoria eficazes; 4. Desenvolver um plano de implementação de apoio entre pares inserido num programa de mentoria; 5. Identificar e aplicar um sistema de avaliação do impacto de relações de mentoria relacionados com as funções do mentor, indivíduo apoiado e organização; 6. Planear uma experiência de campo, implementando um plano de desenvolvimento estratégico de um programa de mentoria no contexto educacional.

Programa

I Mentoria na Perspectiva Contemporânea Conceito de mentoria Mentoria e desenvolvimento positivo Mentoria e programas de prevenção Habilidades, valores e aplicações da mentoria II Qualidades de mentores eficazes Habilidades, conhecimentos, atitudes de mentores eficazes. Funções e responsabilidades do Mentor e do Mentee Atividades e Interações em mentoria III Contextos de Mentoria Mentoria escolar Mentoria entre pares intergeneracional Mentoria em Grupo Mentoria e alunos em risco educacional Mentoria e delinquência Mentoria e Jovens com necessidades de saúde Mental Mentoria e jovens em situação de acolhimento Mentoria e jovens imigrantes e refugiados IV Considerações programáticas em programas de mentoria Recrutamento e retenção de mentores Seleção de Mentores Mentor e emparelhamento de Jovens Formação do Mentor Fases da mentoria Conclusão das relações de mentoria Avaliação de Programas de mentoria Avaliação da qualidade da relação de mentoria Questões éticas em mentoria

Métodos de ensino e avaliação

A UC é organizada em aulas teóricas que visam a exposição dos conteúdos do programa e teórico práticas onde será estimulada a participação ativa dos estudantes, mediante discussão, questionamento, role play, estudos de caso de contextos educativos concretos. A avaliação será realizada mediante tarefas individuais e de grupo através de : 1) pesquisa de investigação de um tema sobre mentoria em contexto escolar e produção de um texto de revisão; 2) jornal reflexivo sobre modelo de formação de mentores ; 3) Projeto de implementação de plano de mentoria em contexto escolar. A avaliação contínua inclui a realização destes 3 trabalhos escritos (60%) e respetiva apresentação oral (40%). Obtêm aprovação na avaliação contínua os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores. A avaliação final será realizada pelos alunos que não tenham sido aprovados na avaliação contínua, composta por exame escrito onde a classificação obtida corresponde a 100% da nota final.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º semestre

2022/2023 - 1.º semestre

2021/2022 - 1.º semestre